Pequim e Xangai terão apagões programados em meio a crise energética na China

A China começou a realizar apagões programados em Pequim e Xangai, metrópoles que juntas têm 48 milhões de habitantes, enquanto o país luta contra uma crise energética que já afeta importantes empresas e representa uma nova ameaça para a economia global.

O escritório de Pequim da Companhia Nacional da Rede Elétrica da China (SGCC, na sigla em inglês) disse que realizará interrupções agendadas no fornecimento de energia em algumas áreas selecionadas até domingo. Um procedimento similar será adotado na cidade de Xangai.

Autoridades chinesas não divulgaram o número exato de empresas e residências que serão afetadas. Alguns veículos da imprensa local afirmaram que cerca de 10 mil pessoas ficariam sem energia em Pequim, que tem uma população de 22 milhões de pessoas.

“O objetivo principal é realizar a manutenção regular de equipamentos e atualizações na rede elétrica”, disse a SGCC em uma rede social. “Atualmente, a rede elétrica da capital tem um abastecimento suficiente, estável e ordenado.”

Na capital, os cortes afetarão pelo menos quatro distritos, entre eles Haidan, onde estão sediadas várias empresas de tecnologia.

Algumas fábricas ainda não foram avisadas sobre a medida. “Não recebi nenhuma informação sobre fábricas de Pequim suspendendo operações devido ao racionamento de energia”, disse ao jornal “Nikkei Asia” uma fonte...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT