Perfil da geração y dos alunos do curso de administração da Faculdade da Serra Gaúcha

AutorAngel Pereira Mirapalheta - Nicole Fachinelli Guglielmin - Tassiane Bernardi de Jesus - Odir Berlatto
CargoAcadêmicos do Curso de Administração da FSG - Professor da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis na FSG
Páginas81-110
PERFIL DA GERAÇÃO Y DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA
FACULDADE DA SERRA GAÚCHA
1
Angel Pereira Mirapalheta2
Nicole Fachinelli Guglielmin2
Tassiane Bernardi de Jesus2
Odir Berlatto3
RESUMO: Esta pesquisa tem como tema a Geração Y, geração que está provocando uma revolução no mercado de
trabalho. O problema de pesquisa consiste em responder a pergunta: sabendo que o perfil da mesma geração pode
mudar de um país para o outro e até mesmo de uma região para outra, qual é o perfil da Geração Y dos alu nos da
FSG? Este trabalho tem como objetivo geral analisar o p erfil da geração em questão, pessoas hoje entre 18 e 29 anos,
focando nos estudantes do curso de administração da Faculdade da Serra Gaúcha. Nesse sentido, a discussão teórica
aborda as definições das gerações: os tradicionais, baby-boomers, Geração X e a Geração Y, sendo estes últimos
também chamados de Echo Boomers, Os Conectados, Millenials ou Geração Net. Os anos de nascimentos adotados
por Oliveira (2008) para esta geração são os anos entre 1978 e 1991. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa
quanti-qualitativa, uma vez que se utiliza de dados estatísticos e ao mesmo tempo de opiniões. Em relação à natureza
da pesquisa, caracteriza-se como exploratória, por envolver entrevistas com professores e gestores ligados a estes
jovens e análise de pesquisas realizadas por instituições como o Atêlie de Pesquisa Organizacional. T ambém é
descritiva já que visa definir o perfil dos novos profissionais. E la também é de levantamento visto que para que essa
análise seja realizada, também a necessidade da pesquisa de levantamento, que “caracterizam-se pelo
questionamento direto das pessoas, cujo objetivo é obter as informações necessárias para o desenvolvimento de
novas ações.” (BERLATTO, 2011, p.15). Quanto à coleta de dados, serão utilizados instrumentos quantitativos e
qualitativos. O questionário, q ue é o instrumento quantitativo, foi aplicado a uma amostragem de alunos da
Faculdade da Serra Gaúcha, Já a entrevista foi realizada com alguns professores da área de Administração na FSG
(Faculdade da Serra Gaúcha) e profissionais da área de Recursos Huma nos a respeito de suas opiniões sobre o tema,
e o modo como eles vêem os integrantes da Geração Y. Entre os principais resultado mostra-se a preocupação dos
jovens pelo equilíbrio entre vida pr ofissional e pessoal e pela busca constante por novas oportunidades no mercado
de trabalho. Eles também buscam construir uma carreira sólida de forma gradual e o querem reconhecimento. Em
relação às redes sociais, o Ork ut ainda domina a maior par te dos internautas, mas o Facebook vem ganhando espaço .
Em síntese é possível afirmar que a Geração Y de Caxias do Sul, alunos da Faculdad e da Serra Gaúcha, têm
ambições e querem condiçõe s melhores de trabalho, mas tem bases sólidas e sabem que é necessário tempo e
dedicação para alcançarem os seus objetivos.
Palavras-chave: Geração Y. Alunos. Profissionais. Jovens. Mercado de Trabalho .
1 INTRODUÇÃO
Ao longo das últimas décadas, distintas gerações foram nomeadas por
pesquisadores e pela sociologia em geral, com o intuito de classificá-las e entende-las. Tais
gerações marcaram épocas, influenciaram suas economias, a educação de seus filhos e o seu
modo de viver em geral. Estes divergem quanto às datas de início e fim das diferentes gerações,
mas a mais difundida é que os Tradicionais são os nascidos até 1947; os Baby Boomers são
1 Trabalho desenvolvido na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Administração da FSG.
2 Acadêmicos do Curso de Administração da FSG.
3 Professor da Disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis
na FSG.
2
pessoas nascidas entre 1948 a 1963; a Geração X, entre 1964 a 1977; e a Geração Y entre 1978 a
1994. (BATISTA, 2010, p.16).
Tapscott (1999) afirma que uma das mais marcantes características desta última é
a liberdade em todos os seus sentidos imagináveis. Podemos mencionar aqui neste trabalho, que a
geração Y, é a primeira geração educada com essa autonomia, com livre arbítrio, com essa
liberdade tão ampla de se expressar. Geração feedback, geração da internet, geração do troféu,
são apenas algumas expressões usadas por diversos pesquisadores sobre tal personalidade.
Essa é uma geração que está provocando uma revolução silenciosa. Sem as
bandeiras do estardalhaço de outras gerações (60 e 70), mas com o mesmo poder de mudança.
Tudo é possível para esses jovens, é uma geração que quer dar mais sentido à vida, são mais
rápidos, mais ágeis. É uma geração que quer fazer 10 coisas ao mesmo tempo (OLIVEIRA,
2008). Sabendo que o perfil da mesma geração pode mudar de um país para o outro e até mesmo
de uma região para outra, qual é o perfil da Geração Y dos alunos da FSG? Assim, os seus
objetivos são:
a) analisar o perfil da geração em questão, pessoas hoje entre 18 e 29 anos,
focando nos estudantes do curso de administração da Faculdade da Serra
Gaúcha;
b) identificar as características da Geração Y;
c) verificar as influências regionais na constituição do perfil destes jovens;
d) traçar um paralelo com as diferenças mais impactantes entre a geração
pesquisada e a geração divulgada na mídia; e
e) apresentar o perfil dos jovens pertencentes a esta nova geração de estudantes do
curso de administração da Faculdade da Serra Gaúcha.
A pesquisa justifica-se, pelo fato de o tema em questão ser atual e ainda pouco
conhecido. Independentemente do país, da região ou da classe econômica, ali existe um jovem da
Geração Y. Identificar, compreender e entender o modo de pensar e agir desta geração é de
extrema importância para os estudiosos, pesquisadores, população que convive com essas pessoas
e para a própria Geração Y. Geração esta que está entrando no mercado de trabalho e dominando
o mesmo.
Mas como o ambiente em que este jovem está inserido determina as suas
características e escolhas, é importante identificar o perfil de cada área. Pela cidade de Caxias do

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT