Petrobras evita queda maior do Ibovespa em meio a expectativa por 'Super Quarta'

Na véspera da “Super Quarta” de decisões de política monetária aqui e nos Estados Unidos, o Ibovespa teve variações mais tímidas e fechou em leve queda, mas ainda defendendo a marca de 130 mil pontos. O que ajudou o índice durante a tarde foi o avanço de Petrobras, com nova rodada de ganhos do petróleo, apesar do recuo de boa parte dos pesos pesados da bolsa.

A cautela, tanto na variação quanto no volume de negócios, pode ser explicada pelas decisões de juros na quarta-feira. Embora boa parte do mercado acredite numa elevação da Selic de 3,5% para 4,25% amanhã, os últimos dias foram marcados por aumento da aposta numa alta de 1 ponto percentual, que levaria a taxa para 4,5%. Além disso, existe a leitura de que o Copom pode adotar uma linguagem mais dura sobre o combate à inflação.

“Uma das principais preocupações dos investidores neste momento são questões relacionadas a inflação. Naturalmente, na véspera das decisões de juros da “Super Quarta”, isso acaba trazendo um pouco mais de cautela”, diz Henrique Esteter, analista da Guide.

Se por um lado, isso pesa no mercado como um todo, esse reposicionamento dos investidores ajuda algumas ações, como de seguradoras. A SulAmérica Units, por exemplo, subiu hoje 4,84% e liderou os ganhos do Ibovespa, seguida pela PetroRio ON (3,61%).

Boa parte dos pesos pesados do índice fecharam em baixa hoje. Já Petrobras mostrou uma reação positiva nesta tarde ao ambiente de commodities em alta e evitou uma queda maior no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT