Petróleo avança com expectativa de que Opep+ não mudará estratégia; gás recua em NY

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira () na expectativa do resultado da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) que será realizada na quinta-feira (4). Para o analista sênior da Oanda, Craig Erlam, está claro que traders e investidores não estão esperando nenhuma mudança a ser efetivada pela Opep+.

“O cartel está perfeitamente feliz com os atuais níveis de preço e não consideram este patamar um risco econômico que outros países, como os Estados Unidos estão achando.” Erlam espera que a reunião de quinta-feira seja “consistente com o último encontro”, e que a Opep+ siga seu aumento mensal de produção de petróleo de 400 mil barris por dia.

O contrato do petróleo WTI, referência para o mercado americano, fechou em alta de 0,6% a US$ 84,05 por barril negociado na Nymex. Já o petróleo Brent com vencimento em janeiro, referência para o mercado global, fechou em alta de 1,18%, a US$ 84,71 o barril.

Porém, analistas da RBC Capital Markets afirmam que, considerando a intensa pressão feita pela Casa Branca e por outros importantes importadores de petróleo como a India, não descartam um aumento da produção da Opep+ acima dos 400 mil barris diários já acordados.

Os contratos futuros de gás natural fecharam em queda na bolsa de mercadorias de Nova York, a Nymex, mas reverteram o recuo na Europa e fecharam em forte alta.

Na Nymex, depois de atingir o maior preço em 13 anos no início de outubro, com temores de que a crise energética registrada na Europa e Ásia atingisse os Estados Unidos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT