Petróleo despenca mais de 10% em pior sessão desde abril de 2020 diante de temor por covid-19

Os investidores de petróleo reviveram no pregão desta sexta-feira o sentimento de pânico do início da pandemia. Os preços da commodity despencaram mais de 10% hoje, na pior sessão diária desde abril do ano passado, em meio ao temor generalizado da nova cepa do coronavírus, descoberta na África do Sul.

Os preços dos contratos para janeiro do Brent, a referência global, terminaram o dia em queda de 11,55%, a US$ 72,72 por barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para o mesmo mês do WTI, a referência americana, recuaram 13%, a US$ 68,15 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Bastou menos de 24 horas do anúncio do Reino Unido em colocar a África do Sul em sua lista vermelha, devido a uma nova cepa do vírus encontrada no país africano, para que investidores se alarmassem e os mercados despencassem. Ainda que não se saiba o real impacto da cepa diante do efeito das vacinas, o temor se mantém com a informação de que a variante tem mais de 50 mutações em relação ao vírus original detectado em Wuhan, na China.

Com o temor de novas restrições para conter a doença, as quais costumam impactar as demandas de consumo, os preços do petróleo foram bastante afetados, com queda superior a 10%. Há algumas semanas os contratos futuros da commodity já oscilavam diante de incertezas acerca da pandemia, principalmente na Europa (com lockdown na Áustria e Alemanha registrando recordes de casos). No pregão de hoje, as quedas se fortaleceram, levando o setor de energia a liderar as perdas tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

Dadas as incertezas neste momento, o banco Goldman Sachs disse em relatório que aguarda mais notícias sobre o desenvolvimento da variante e restrições adicionais, antes de atualizar balanços de oferta e demanda e previsões do preço do petróleo. “Deve-se notar que variantes preocupantes já surgiram antes, sem impactos significativos, e o surto até agora ocorreu em países...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT