Petróleo fecha sem direção única com possível liberação de reservas dos EUA; gás fecha em alta

Os contratos de petróleo terminaram a sessão desta terça-feira (16) sem direção única, enquanto os investidores aguardam mais sinais ou informações acerca da liberação de parte da reserva estratégica de petróleo dos Estados Unidos para baixar o preço da gasolina, e também diante do temor de uma nova onda de covid-19. Já o gás natural fechou em forte alta de mais de 18% na Europa.

Os preços dos contratos para janeiro do Brent, a referência global, terminaram o dia em alta de 0,46%, a US$ 82,43 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços dos contratos para o mesmo mês do WTI, a referência americana, caíram 0,03%, a US$ 79,72 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Os preços do petróleo subiram nos últimos meses diante de uma retomada econômica com um controle maior da disseminação da covid-19. Com países registrando recorde de contaminação, como é o caso da Alemanha, e tendo que adotar novas medidas de lockdown, o temor por problemas na demanda da commodity volta ao horizonte do investidor.

Não bastasse isso, ainda há a incerteza acerca da liberação de parte da reserva estratégica de petróleo (SPR, na sigla em inglês) dos EUA para tentar conter o aumento do preço da gasolina nas bombas do país.

“Os preços do petróleo continuam muito agitados, já que os negociadores de energia aguardam uma decisão do governo Biden sobre a liberação do SPR”, escreveu Edward Moya, analista sênior da Oanda. “Parece que o mercado de energia está convencido de que, mesmo que os EUA recorram à reserva estratégica de petróleo, os benefícios seriam mínimos e gerariam poucos benefícios para o consumidor americano.”

O que ajuda a pressionar os preços do petróleo também é o avanço do dólar no exterior. No fim da tarde desta terça, o índice DXY subia 0,52%, a 95,905 pontos. O avanço da moeda se dá após a divulgação de indicadores do varejo e da indústria americana melhores do que o esperado e também depois do presidente do Federal Reserve (Fed) de St. Louis, James Bullard, dizer que o Fed poderá acelerar a retirada de estímulos da economia.

Os preços do gás natural fecharam em forte alta de mais de 18% na Europa hoje, depois que a agência reguladora de energia da Alemanha informou que suspendeu o processo para certificar o gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT