PIB mostra resiliência do agro e ‘descolamento do restante da economia’, diz CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avalia que o resultado do PIB do setor agropecuário, que teve crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019 e de 0,4% em relação aos três primeiros meses deste ano de acordo com o IBGE, está em linha com o que o setor esperava.

A soja, que teve áreas atrasadas colhidas em abril, puxou positivamente os índices do campo. Já as exportações do agronegócio, em ritmo elevado, ajudaram para que o número geral da economia não fosse ainda pior.

“Mais importante que o número em si, esse resultado mostra a resiliência do setor, que mesmo em momentos críticos e com os piores resultados da série histórica da economia brasileira mostra crescimento”, afirmou Paulo Camuri, assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA, ao Valor.

Com o aumento de 1,2% no PIB no segundo trimestre de 2020, o setor praticamente mantém o ritmo de crescimento do mesmo período de 2019, quando cresceu 1,4%. “Em três meses, o setor conseguiu se ajustar e salvar os resultados do trimestre, continua positivo, descolado de todo o restante da economia brasileira. Mesmo nos segmentos mais afetados, os produtores conseguem se manter na atividade”, acrescentou.

Com o consumo das famílias fortemente afetado pela pandemia, retração de 13,5% no trimestre encerrado em junho, a CNA diz que o auxílio emergencial do governo garantiu “alguma sustentação de demanda” dos alimentos. Mesmo assim, setores como hortifruti e lácteos ainda seguem impactados. “A queda no consumo tem impacto no agronegócio e é refletido até no mercado doméstico de carne. Os cortes mais nobres estão sendo afetados, mesmo com queda de preço e sustentação de demanda”, pontuou Camuri.

A produção de carne bovina deve cair mais de 4% este ano, mas o movimento não está relacionado com a pandemia. A alta nos preços em 2019 influenciou o abate de fêmeas e a menor disponibilidade de animais prontos agora. Segundo Camuri, o que salva a pecuária bovina este ano são as exportações, que aumentaram 25,7% no primeiro semestre.

De acordo com o IBGE, os resultados do PIB do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT