Planejamento estratégico em marketing

AutorDaiane Rossi - Fabrício Brutti - Josiane Zotto - Letícia Mattana - Lucas Taufer
CargoAcadêmicos do curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha
Páginas58-66
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING
Daiane Rossi
1
Fabrício Brutti¹
Josiane Zotto¹
Letícia Mattana¹
Lucas Taufer¹
Resumo: O presente artigo fará alusão a um processo de pesquisa cie ntífica em torno do marketing estratégico.
Ao indicar uma contextualização dos problemas tratados neste relato e suas hipóteses desenvolvidas, segue-se o
dimensionamento da complexidade do assunto. Após esta breve contextualização, apresentar-se um
embasamento teórico sobre o tema, bem como uma explicação detalhada dos método s de pesquisa utilizados
para executar o trabalho. Ao final é exposta a interpretação dos dados obtidos e uma conclusão acerca de todo o
processo.
Palavras-chave: Marketing. Planejamento estratégico. Pesquisa científica. Ad ministração.
Abstract: This article will be used to refer about a scientific search process around of strategic marketing.
Making a insight of the troubles in question and the potential answers developed, a complexity stud y about this
search will be explained. After this soon contextualization, the document will show a basing referential about
this process and complete evidence s about the techniques that were used to be executed this work. At t he end,
will be showed an interpretation around of the database, and a final consideration abo ut all of the process.
Keywords: Marketing. Strategic planning. Scientific search. Management.
1 INTRODUÇÃO
Inseridas em mercados competitivos e abrangentes, as organizações que não
possuem planejamento e controle sobre a divulgação e a venda de seus produtos como forma
de manter os antigos clientes e adquirir novos, praticamente não estão aptas a sobreviver na
concorrência imperfeita existente no mercado atual.
A Steelinject Injeção de Aço Ltda. não possui um departamento exclusivo de
marketing, nem pessoal especializado ou destinado a desenvolver trabalho no ramo. Esse fato
é redundante e cumulativo de vários anos, tornando-se motivo de atenção especial da parte
gestora da instituição.
Essa falta de aplicação do marketing por parte da organização pode ser tomada
como causa fundamental do número de clientes dela ser reduzido. Tornada em uma
abordagem hipotética, pode-se considerar que se caso existisse algum plano traçado no intuito
de divulgar serviços e produtos dela, também haveria um número maior de clientes em
potencial.
O crescimento constante da indústria de peças especiais, especialmente as que
atuam voltadas para a área de produção de micro-peças, torna o mercado do ramo muito
1 Acadêmicos do curso de Administração da Faculdade da Serra Gaúcha. Artigo d esenvolvido para avaliação da
disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica/ professor Odir Berlatto.

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