Plano de subarrendamento pode mudar com evolução da economia, diz Azul

A Azul informou nesta terça-feira, em teleconferência para analistas, que pretende fazer a maior parte do subarrendamento de aviões Embraer E195 neste ano, como parte do plano para acelerar a renovação da frota. Esses aviões serão substituídos por aeronaves E2, da nova geração de jatos da Embraer.

“É um bom acordo para a Azul. Dos 53 aviões, existe a opção de subarrendar 14. A companhia pode mudar o plano de subarrendamento, dependendo da evolução da economia e da substituição da frota”, disse Alex Malfitani, vice-presidente de finanças da Azul.

O plano inicial da companhia é subarrendar já neste ano 28 aeronaves e outras 20 em 2021. Até 2022, serão subarrendados 53 aviões E195.

O fluxo de caixa gerado com a operação está estimado em R$ 2,9 bilhões entre 2020 e 2027, sendo que em 2020 o fluxo de caixa gerado está estimado em R$ 116 milhões, passando a R$ 455 milhões em 2021 e R$ 743 milhões em 2022.

“O acordo, com a substituição dos aviões E195 pelos E2, vai permitir à companhia economia de custos e geração de caixa já em 2021”, observou Malfitani.

De acordo com a Azul, os contratos de subarrendamento dos aviões depende de aprovação dos acionistas, em assembleia geral extraordinária, marcada para 2 de março. O acordo, segundo a companhia, contou com a consultoria da Azorra Aviation.

O subarrendamento vai tornar a operação da companhia mais rentável nos próximos anos, segundo o presidente da Azul, John Rodgerson.

Rodgerson disse que os aviões E2 têm custo unitário 26% menor do que os...

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