Plano de vacinação está muito atrasado, avalia epidemiologista

Mesmo reformulado e prevendo agora o uso da vacina Coronavac, o Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, reapresentado nesta quarta-feira, está muito atrasado, avalia Eliseu Alves Waldman, professor do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Para o epidemiologista, que participou de um dos grupos de cientistas que enviaram sugestões ao Ministério da Saúde, a lentidão do governo federal em tomar decisões estratégicas implicará preço alto no atendimento à população do país.

“Desde meados do ano, países de média renda já vinham se mobilizando ou até já buscando acordos com as empresas produtoras de vacinas que estavam sendo desenvolvidas. Já no Brasil, houve perda de tempo com a polarização política e ideológica em torno da vacina, o que gerou um grande atraso, praticamente irrecuperável, no processo de elaboração de um plano de imunização”, afirma.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde anunciou uma nova versão do plano enviado no sábado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O texto traz uma previsão mais explícita da utilização da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac e a inclui novos grupos prioritários, como comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas, trabalhadores do transporte coletivo, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade.

Além dessas modificações, o documento atualizado excluiu a lista com nomes de pesquisadores citados como colaboradores no texto original. No mesmo dia em que o plano foi encaminhado ao STF, o grupo divulgou nota dizendo que não foi consultado.

Para Waldman, esse fato quebra tradição histórica de décadas do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT