Política ambiental dos Estados ajuda compensar ausência federal, dizem governadores

Governadores reunidos para discutir a questão ambiental reforçaram a mensagem de que os Estados precisaram agir para compensar a falta de atuação do governo federal na área. Para eles, os esforços de preservação são compatíveis com o crescimento econômico.

Cotado como possível presidenciável em 2022, João Doria (PSDB), marcou diferenças em relação à gestão do presidente Jair Bolsonaro e disse que os governadores fazem antagonismo ao governo federal, porque possuem políticas ambientais claras.

“Os governadores possuem políticas climáticas muito claras, diferente do governo federal”, afirmou Doria, ao participar do Encontro Internacional Governadores pelo Clima, evento virtual promovido nesta quinta-feira pelo Centro Brasil no Clima (CBC), 'think tank' apartidário sobre mudanças climáticas, fundado em 2012 por Alfredo Sirkis.

“Estamos cumprindo nossa obrigação.”

O governador afirmou que é possível conciliar a preservação ambiental com o crescimento econômico e disse que o Estado de São Paulo precisa ser o indutor na redução de gases de efeito estufa, tornando-se exemplo para o país. O tucano destacou o uso de energias renováveis no Estado e disse que etanol é orgulho de São Paulo e do Brasil. Doria citou ainda que o Estado concentra 12,6% da energia solar no Brasil.

Ao falar das políticas ambientais adotadas no Estado, Doria destacou investimentos no rio Pinheiros, estimados em R$ 4 bilhões. Segundo o governador, o rio receberá até 2022 um conjunto de ações para melhorar a qualidade das águas, um problema histórico na capital paulista.

Para o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande,, no atual cenário do debate ambiental do país, os governos estaduais têm a responsabilidade de compensar a ausência de esforços do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT