Política monetária não será capaz de controlar a inflação sem a âncora fiscal, diz Febraban

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou que a política monetária não será capaz de controlar a inflação sem a âncora fiscal. Ele, que foi diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, fez os comentários durante evento de lançamento da nova plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia nesta quarta-feira (03).

Sidney apontou que os mercados futuros indicam que a Selic pode terminar o atual ciclo de aperto perto de 12%, sendo que no início do ano a expectativa era fechar 2021 com o juro estável em 2%. "Antes de mais nada, gostaria de registrar aqui o meu irrestrito apoio ao Banco Central em sua condução da política monetária. Nestes tempos turbulentos que estamos vivenciando, acho que não poderíamos ter melhores pilotos na cabine de comando da autoridade monetária", disse.

Leia mais:

Segundo ele, infelizmente não tem restado outra alternativa para o BC a não ser reagir de maneira forte ao processo inflacionário, evitando assim uma desancoragem das expectativas. Sidney afirmou que a inflação é um problema global, mas disse que no Brasil o fenômeno é mais sério e tem fatores domésticos de peso. "Não é hora de criticarmos a sua atuação do Banco Central com os velhos argumentos de que a alta dos juros vai provocar recessão. Ao contrário, a elevação dos juros agora é fundamental para conter o processo inflacionário e assegurar o equilíbrio macroeconômico".

Para o presidente da Febraban, a inflação e o comportamento recente dos mercados indicam que os agentes econômicos podem estar perdendo a confiança na âncora fiscal. Ele afirmou que as discussões recentes sobre os gastos fora do teto para bancar o Auxílio Brasil e prorrogar os pagamentos dos precatórios causaram uma sensação no mercado de que "foi quebrado o cristal da condução da política fiscal". Ainda assim, disse confiar que o ministro Paulo Guedes e o Congresso estão comprometidos com a disciplina fiscal.

"Precisamos ser capazes, Poder Público e sociedade, de não deixar...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT