Potência Anaeróbia em Diferentes Estágios de Maturação de Jovens Jogadores de Futebol das Categorias Infantil e Juvenil

AutorLeandro Raider dos Santos, Diogo Pantaleão, Raphael Soares Pereira, Aline Aparecida de Souza Ribeiro e Antônio Paulo André de Castro
Páginas411-423
411
POTÊNCIA ANAERÓBICA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE
MATURAÇÃO DE JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL DAS
CATEGORIAS INFANTIL E JUVENIL
Leandro Raider dos Santos
Diogo Pantaleão
Raphael Soares Pereira
Aline Aparecida de Souza Ribeiro
Antônio Paulo André de Castro
RESUMO
A busca pelo melhor resultado nas partidas de futebol passou a ser um ato
devidamente estudado e pesquisado, porém, hà uma carência de pesquisa a respeito
da potência anaeróbia e os estágios de maturação dos jovens atletas, representando
uma grande perda de informações para os profissionais atuantes na área.O presente
estudo tem como objetivo identificar os estágios maturacionais e os valores de
potência anaeróbia nas categorias infantil e juvenil. A amostra foi composta por
cento e cinqüenta (N= 150) jogadores de futebol do sexo masculino, com idades
compreendidas entre 14 a 17 anos. Para a avaliação da potência anaeróbia foi
utilizado Running-based Anaerobic Sprint Test (Rast)sendo utilizado barreiras
fotocélulas para análise. Foram realizadas as estatísticas descritivas ( média, desvio
padrão e coeficiente de variação) e para verificar as diferenças das variáveis
dependentes entre os estágios maturacionais foram realizados os testes não
paramétricos Mann Whiteny U e Kruskall Wallis.Na categoria Infantil
encontramos atletas nos estágios de maturação 3 (624,8watts), estágio 4
(624,8watts) e estágio 5 (628,4watts) (p> 0,05).Já na categoria juvenil
encontramos atletas apenas nos estágios 4 (710,7 watts ) e estágio 5 (710,1
watts). O presente estudo concluiu que tanto na categoria infantil como na
categoria juvenil não existem diferenças significativas entre os estágios
maturacionais e os valores de potência anaeróbias
Palavras-chave: Futebol, Maturação e Potência Anaeróbia.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT