Prefácio à 2a edição

AutorLuiz Antunes Caetano
Páginas11-12

Page 11

Entendemos de reformular a estrutura deste livro como apresentado na 1ª edição. Acreditamos que seja para melhor.

Rendemo-nos ao academicismo exigido em todas as publicações dentro do campo jurídico, tal como são os Institutos da Media-ção e da Arbitragem. Esta, em particular, de vez, quanto à Mediação, são poucos ainda os títulos publicados em nossa literatura especializada.

E nada melhor que trazer para a frente do nosso trabalho, como Livro I, a monografia intitulada "Do Juízo Arbitral", de autoria do Prof. Dr. Gustavo Cintra Paashaus, que tivemos a ventura de receber em mão, no Recife, nos idos de 1971. Criatura de personalidade espaçosa, vibrante, criativa, de muita sensibilidade, ocultava aos seus discípulos - professor de Economia e Direito da Universidade do Recife - a grande cultura jurídica e humanística que cultivava. Exemplo, é essa sua monografia prenhe de notável bibliografia.

Trata-se de obra ímpar, mimeografada no ano de 1959 e, assim, a tenho em minhas estantes, da qual tenho o orgulho de lhe dar merecida publicidade, ao mesmo tempo que empresta todo o academicismo a esta presente publicação, em especial ao Livro II que subs-crevo, tratando da "Arbitragem e Mediação, Hoje."

Então, o agora Livro II, por revisão, comete apenas reparos de redação e estilo e a atualização de fatos ou acontecimentos durante o interregno compreendido desde a publicação da 1ª edição.

Seja lícito, todavia, justificá-la pela sua única propriedade de trato dos meios alternativos, adequados, ou de pacificação dos con-

Page 12

flitos, fora do Poder Judiciário, e de sua aplicação por particulares, fugindo a qualquer dos ditames de ordem doutrinária ou mesmo acadêmica.

É que se pretende e se quer atingir a massificação do uso da negociação, conciliação, mediação e arbitragem - e formas híbridas desses meios surgidos da própria experiência e prática, independentemente da natureza de cada um desses meios de pacificação social que, a rigor, são até distintos e não se confundem.

E modo e meio de se atingir...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT