Presidente da China pede mais apoio dos países ricos para a luta contra a crise climática

O presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta segunda-feira (1º) que os países ricos façam mais para ajudar os países em desenvolvimento a lutar contra a crise climática.

A mensagem de Xi foi enviada por escrito à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), já que o líder chinês decidiu não viajar a Glasgow para participar presencialmente do evento, uma ausência criticada por outros líderes.

Na mensagem, Xi não citou especificamente o compromisso dos países ricos de contribuir com US$ 100 bilhões anuais para o financiamento de medidas de ação climática nos países em desenvolvimento. A meta só deve ser atingida em 2023, três anos depois do acertado no Acordo de Paris.

Pouco antes da COP26, a China divulgou suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), o documento em que os países assumem compromissos na luta contra o aquecimento global. Mas Pequim não apresentou metas mais ambiciosas, apesar da pressão internacional.

No discurso em texto, Xi reiterou a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT