Presidente do Banco Central Europeu espera recuperação mais lenta e descarta estagnação

As economias da zona do euro continuam a se recuperar, mas em um ritmo mais moderado, avaliou a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em entrevista coletiva após a decisão de política monetária desta quinta-feira (28). “Não estamos vendo nenhuma estagnação no nosso horizonte, mas uma recuperação mais lenta”, afirmou.

Lagarde disse que o que vem levantando a inflação na zona do euro (assim como em outras regiões do planeta) é a retomada da demanda pós-pandemia, a oferta ainda impactada pelas restrições e o crescimento dos preços do setor de energia. “A inflação vai acabar durando mais do que o previsto anteriormente, mas esperamos que esses fatores a aliviem no curso de 2022”.

Diante dessa perspectiva, a autoridade monetária continua projetando uma inflação abaixo dos 2% no médio prazo. A avaliação é que os indicadores de preços comecem a apresentar uma suavização no começo do ano que vem, segundo a presidente do BCE.

Além disso, o programa emergencial de compras na pandemia (PEPP...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT