Primeira proposta é baixar imposto sobre as empresas de 34% para 24%, diz Guedes

A primeira proposta da reforma do Imposto de Renda (IR) é baixar drasticamente a tributação sobre as empresas, de 34% para 24% em 2022, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista ao programa Economia em Foco, da rádio Jovem Pan, gravada na quinta e transmitida nesta sexta-feira.

De acordo com ele, a mudança colocará a tributação brasileira nos “padrões internacionais”, o que seria importante especialmente neste momento em que o país está se candidata para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e negocia vários acordos comerciais, inclusive contra a bitributação.

O Brasil eleva a tributação sobre empresas há 40 anos, enquanto no mundo esses impostos estão caindo, disse. “Neste momento, é importante o Brasil dar um sinal dizendo que é um dos países que menos tributam as empresas.”

Por outro lado, os rendimentos de capital não pagam impostos no Brasil há 25 anos, afirmou, defendendo a tributação dos dividendos. “Quem não paga pode começar a pagar, mas ninguém que está pagando vai pagar mais.”

Guedes disse que é possível que a proposta de reforma do IR tenha chegado a “um ponto de equilíbrio interessante”, disse. Segundo Guedes, a medida não foi votada na quinta-feira porque Estados e municípios alegavam perdas com a reforma.

Por outro lado, os “ricos, que não pagam Imposto de Renda há 25 anos”, reclamam de elevação de impostos. “Acho que então chegamos a um ponto de equilíbrio interessante: [a carga tributária] não deve estar caindo nem...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT