Primeiro voo com brasileiros deportados dos EUA na gestão Biden chega a MG

Repetindo medida adotada no governo de Donald Trump, o primeiro voo com imigrantes deportados dos Estados Unidos de volta ao Brasil durante a gestão de Joe Biden aterrissou na tarde desta sexta-feira (21), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital mineira - os passageiros vieram algemados nas mãos e nos pés.

O grupo que desembarcou é formado por 30 pessoas, conforme relatos dos imigrantes. Com o voo desta tarde, o total de brasileiros deportados dos Estados Unidos entre 26 de outubro de 2019 e esta sexta-feira é de 1.225. Foram 23 aterrissagens até agora.

Diferentemente da maioria dos voos fretados pelos EUA durante o governo Trump, o avião que aterrissou nesta sexta em Minas não trouxe famílias com crianças, e havia apenas uma mulher. Os deportados embarcaram na cidade de Florence, no Arizona.

Todos os voos com imigrantes regulares ao Brasil chegaram por Confins - Minas Gerais é um dos Estados brasileiros com maior número de pessoas que tentam entrar nos EUA de forma irregular pelo México.

"É um sonho que ainda quero realizar", disse Régis Paulo Pacheco, 31, um dos deportados. "Eu queria trabalhar, juntar dinheiro. Agora são cinco anos sem poder tentar voltar."

Morador de São João do Manteninha, na região leste de Minas, onde trabalhava em uma fábrica de roupas íntimas e deixou uma filha de sete anos, Pacheco foi detido na fronteira no dia 5 de março.

De lá, ele foi enviado a um centro de detenção no Arizona, onde ficou até embarcar no voo de volta – quando se incomodou com as correntes usadas para prender punhos e tornozelos durante a viagem.

Ao contrário de deportados que chegaram ao Brasil ainda durante o governo Trump, no entanto, que reclamavam da comida e do tratamento dos agentes de imigração, Pacheco afirmou que a comida não era ruim e que não...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT