Principios globais de contabilidade gerencial: a relacao entre as praticas gerenciais e o desempenho de empresas brasileiras.

Autorde Sena Costa, Ingrid Lais

I Introducao

A contabilidade gerencial e uma das principais fontes de dados e informacoes que auxiliam na tomada de decisao das organizacoes. E importante destacar que seu papel no desenvolvimento das empresas nao e apenas custear ou fixar precos de venda, mas tambem desenvolver estrategias que tragam vantagens competitivas e maior desempenho, e que busquem a perenidade das organizacoes no mercado. Isso exige que a contabilidade gerencial seja reinventada, adaptando-se as mudancas dentro e fora da organizacao, como novas tecnologias, operacoes de reestruturacao de negocios e novos modelos de negocios, como o e-commerce, o que exige um posicionamento diferenciado por parte da empresa (Kaplan, 1984; Lima, Espejo, Pereira & Frezatti, 2011).

Dada a maior competitividade do mercado, bem como o crescente numero de concorrentes, as empresas devem buscar alternativas que lhes permitam continuar crescendo. Assim, a gestao adequada dessas empresas quanto aos procedimentos de planejamento e controle operacional contribui para sua continuidade (Souza, Lisboa & Rocha, 2004). Segundo Feldmann, Jacomossi, Barrichello e Morano (2019), a melhoria da produtividade das organizacoes deve-se principalmente a implantacao da inovacao aliada as melhores praticas gerenciais.

Do ponto de vista de investidores e gestores, a contabilidade gerencial, por meio do desenvolvimento de uma gestao estrategica, deve buscar alternativas que intensifiquem a prestacao de contas e maximizem a criacao de valor para eles. Nesse sentido, existem alguns orgaos direcionados aos profissionais de gestao; todos tem a preocupacao de emitir recomendacoes sobre estrategias que podem ser adotadas e refletem as expectativas dos investidores e acionistas (Chartered Global Management Accountant [CGMA], 2016; Frezatti, Aguiar & Guerreiro, 2007).

Esses organismos profissionais de interesse sao o Chartered Institute of Management Accountants (CIMA) e o American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), que, para discutir a contabilidade de gestao, formaram uma joint venture para criar a designacao Chartered Global Management Accountant' (CGMA'). Essa designacao, por sua vez, tem a funcao de apresentar uma estrutura, que tem sido denominada Global Management Accounting Principles (GMAP)--ou Principios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG)--, que sao guias de boas praticas de gestao, cujo objetivo e conduzir a gestao organizacional ao desempenho robusto dos negocios.

O desempenho organizacional refere-se a sua capacidade de implementar estrategias eficazes para atingir os objetivos e metas institucionais, obtendo resultados reais. Algumas variaveis que contribuem para o sucesso organizacional sao: (a) o modelo de negocios, visto como forma de garantir a viabilidade financeira e a criacao de valor para todos os envolvidos; (b) a lideranca dos lideres como forma de motivar e monitorar para que todos na organizacao busquem atingir seus objetivos; (c) cultura organizacional, de forma que o ambiente propicie condicoes para a tomada de decisoes a fim de aumentar a produtividade e o crescimento organizacional (Almatrooshi, Singh & Farouk, 2016; Petrini, Scherer & Back, 2016).

Em relacao aos impactos gerados pelo desempenho da organizacao, os PGCG podem afetar a empresa tanto operacionalmente, visto que buscam orientar a utilizacao de praticas de gestao mais adequadas que reduzam custos, desperdicios e riscos e auxiliem as relacoes organizacionais, inclusive financeiramente, por meio da escolha de estrategias que ajudam a criar valor para a organizacao. Nesse sentido, as principais questoes levantadas sao: reducao sustentavel de residuos, investimento em inovacao, maximizacao do valor presente liquido das organizacoes e a correta alocacao de recursos, bem como a criacao de politicas que contribuam para a criacao de valor futuro para os stakeholders (CGMA, 2016).

Segundo a CGMA (2016), a adocao dos PGCG pelas empresas possibilita maior eficiencia e eficacia da gestao, principalmente no que se refere ao fornecimento de informacoes que irao subsidiar a tomada de decisao, visto que esses principios referem-se a um conjunto de boas praticas de gestao que buscam gerar desempenho impactos, tanto no curto prazo, atraves da reducao de custos e desperdicios, melhorando o desempenho, quanto no longo prazo, pelo fortalecimento de lacos organizacionais e parcerias que promovam a perenidade e o crescimento das empresas, mas principalmente com foco na criacao de valor para os membros que compoem o organizacao (onde as acoes devem ser recomendadas por seu valor e nao por seus custos). Ou seja, os PGCG podem influenciar o desempenho tanto operacionalmente, por meio da reducao de custos e melhor gerenciamento de recursos, quanto economicamente, por meio da criacao de valor atraves do relacionamento com os stakeholders e do fortalecimento da reputacao corporativa.

Dessa forma, tendo em vista que auxiliar a gestao na construcao de um melhor desempenho e um dos pilares defendidos pelos PGCG, mas tambem no sentido de investigar essas novas discussoes trazidas pela CGMA, o problema de pesquisa se concentra na seguinte questao: Qual e a influencia dos Principios Globais de Contabilidade Gerencial no desempenho das empresas brasileiras?

As pesquisas sobre medicao de desempenho tem sido trabalhadas em diversos aspectos, tanto gerenciais quanto financeiros. Essa preocupacao com o desempenho e a criacao de valor das empresas reafirma a importancia das tomadas de decisao adequadas que busquem a melhoria do desempenho da organizacao. Nesse sentido, torna-se relevante o estudo sobre a forma como as praticas de gestao adotadas pelas empresas impactam o desempenho. E sob essa perspectiva, portanto, que o estudo busca contribuir com a literatura da contabilidade gerencial, observando as hipoteses de como a utilizacao de boas praticas de controladoria--seguindo as diretrizes dos PGCG--pode impactar o desempenho economico-financeiro e a criacao de valor das empresas brasileiras.

2 Revisao da literatura

2.1 Principios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG)

Os PGCG foram criados com o objetivo de auxiliar na mediacao dos negocios das empresas, uma vez que a contabilidade gerencial e o centro das decisoes, a fim de obter qualidade e trazer informacoes relevantes para gerar valor para a empresa. Assim, esses principios refletem a perspectiva de gestores, da academia e de outros profissionais.

Nesse sentido, a CGMA busca fornecer as bases para uma boa gestao organizacional, na qual deve ser considerado um conjunto de funcoes a serem combinadas, como: pessoas competentes, principios claros, desempenho bem gerido e praticas robustas (CGMA, 2016). Tudo isso em prol de uma maior eficiencia operacional que sustente a maior competitividade das empresas ao longo do tempo.

Em relacao ao papel das pessoas no processo, sua integracao e comprometimento dentro da organizacao e fundamental, principalmente no aspecto gerencial. Em consonancia com isso, Almatrooshi, Singh e Farouk (2016) argumentam que o desempenho de qualquer organizacao depende em grande medida da capacidade de seus lideres de implementar estrategias, bem como de gerenciar e integrar outros funcionarios das organizacoes aos objetivos e projetos da empresa. Um exemplo de medidas que consideram fortemente a participacao das pessoas para o sucesso organizacional sao as filosofias de gestao japonesas, como a abordagem Kyocera - focada em uma visao holistica dos processos de gestao desenvolvida por Kazuo Inamori (Takeda & Boyns, 2014).

Os principios discutidos aqui abordam quatro perspectivas em torno da contabilidade gerencial nas organizacoes: (a) a comunicacao, com foco na forma como a comunicacao pode influenciar a estrutura organizacional; (b) a relevancia, relacionada ao fornecimento de informacoes relevantes aos tomadores de decisao; (c) o valor, em que as acoes devem ser orientadas para as estrategias de criacao e protecao do valor da organizacao; finalmente, (d) a confianca, que diz respeito a confianca por parte da gerencia.

No que se refere ao desempenho, a funcao da contabilidade gerencial refere-se a adocao de medidas pela gerencia que proporcionem estrategias capazes de auxiliar o crescimento da organizacao, criando valor nao so no curto prazo, mas principalmente que esse bom desempenho dure no longo prazo (CGMA, 2016).

Esses quatro principios apresentados pela CGMA terao implicacoes diretas em varias atividades das empresas, como gestao de custos, relatorios externos, estrategias financeiras, recursos e gestao de riscos, auditoria interna, controle e orcamento de gestao, gestao tributaria, gestao de projetos, avaliacao de investimentos, formacao de precos, controles internos, gestao de caixa e adesao as regras (Borker, 2016b; CGMA, 2016). Nesse sentido, as implicacoes estao relacionadas as funcoes estrategicas, taticas e operacionais da organizacao que resultam na criacao de valor, sustentabilidade e maior responsabilidade para com seus stakeholders.

De uma forma geral, a estrutura proposta pela CGMA e uma forma de orientar as organizacoes para uma visao holistica da gestao, priorizando boas praticas gerenciais capazes de proteger e garantir o valor a todos que fazem parte da organizacao, desde os colaboradores de nivel operacional, com condicoes favoraveis de atuacao, foco na sustentabilidade e integracao de todos, aos tomadores de decisao de alto nivel, com uma estrutura informacional que suporte as decisoes organizacionais.

Nessa perspectiva, essa estrutura proposta pelos principios esta em consonancia com o escopo da teoria institucional, uma vez que, segundo essa teoria, a instituicao e vista como o principal objeto de analise e nao mais o individuo tomador de decisao; isso ocorre de forma semelhante ao que e proposto pela CGMA, por meio dos PGCG, que buscam o desenvolvimento de uma gestao construida a partir da integracao de todos, com uma visao voltada para a criacao de valor para todos os envolvidos (CGMA, 2016...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT