Produção de motos em junho indica retomada, afirma associação

A produção de motos no Polo Industrial de Manaus, que concentra a fabricação no país, indica uma retomada firme do setor. Em junho, foram montadas 78.130 unidades, crescimento tanto na comparação com maio quanto com o mesmo mês do ano passado.

Nos dois casos, porém, a comparação fica prejudicada. Com relação a maio, com alta de 427,6%, a base de comparação é muito baixa. Por conta do começo da retomada das atividades nas fábricas de Manaus, foram montadas apenas 14.809 motos. Já junho do ano passado foi um período de férias coletivas nas empresas. Por conta disso, houve um aumento de 14,7% na comparação entre os meses de junho dos dois anos.

De qualquer forma, o setor comemora o ritmo de volta. “Esses números mostram que o setor registra uma retomada consistente”, afirma em nota Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, entidade que reúne os fabricantes.

Ele diz que a evolução da produção vai depender da normalização das operações de varejo. Antes da pandemia da covid-19, o setor estimava uma produção mensal em torno de 100 mil unidades neste ano.

Fermanian acredita que o consórcio garantirá a expansão da produção no curto prazo. Segundo ele, existem muitas cotas de consórcio já contempladas que ainda não foram utilizadas. Citanto números da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), a Abraciclo divulgou que há mais de 100 mil cotas contempladas de planos de motocicletas com crédito pendente de utilização.

O setor fechou o primeiro semestre com queda de 27% na produção. No período, foram montadas 392,2 mil unidades. Os fabricantes começaram a parar as linhas de produção no fim de março e praticamente só retomaram em maio. Perdendo mais de um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT