Produção e venda de motos caem em 2020, diz associação

Com praticamente dois meses a menos no ano, o setor de motocicletas fechou 2020 com desempenho negativo, tanto em produção como em vendas. Os fabricantes instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) ficaram parados por quase 60 dias entre abril e maio, na tentativa de reduzir os efeitos da covid-19 na cidade, e mesmo a rápida retomada do mercado no segundo semestre não foi suficiente para recuperar os dias parados.

O setor também sofreu na ponta de vendas, com muitos concessionários, principalmente nos grandes centros urbanos, tendo de fechar as portas temporariamente por conta das medidas de restrição impostas pela pandemia.

Segundo números divulgados nesta quarta-feira pela Abraciclo, entidade que representa o setor, a produção total em 2020 caiu 13,2% em relação a 2019, somando 962 mil unidades. No início do ano, a expectativa era crescer 6,1%, atingindo 1,175 milhão de unidades montadas. Já os emplacamentos atingiram 915.157 motos, com queda de 15% sobre 2019. A projeção no início de 2020 indicava alta de 5,8% nos emplacamentos, somando 1,08 milhão de motos.

Em entrevista ao Valor em dezembro, Marco Fermanian, presidente da Abraciclo, já previa que o setor terminaria o ano com queda na produção em torno de 15%. Em coletiva nesta manhã desta quarta, ele voltou a destacar que os gargalos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT