Programa federal de genomas prevê a criação de banco de dados de 100 mil brasileiros

O governo federal lançou hoje o “Genomas Brasil”, programa que, segundo o Ministério da Saúde, aperfeiçoará o entendimento das variações genéticas típicas da população brasileira, possibilitando acesso a tratamentos personalizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com a pasta, o projeto de saúde de precisão permitirá, por exemplo, identificar suscetibilidades do indivíduo em desenvolver determinadas doenças antes mesmo dos primeiros sintomas. O investimento previsto para os primeiros quatro anos é de, pelo menos, R$ 600 milhões.

A principal meta do “Genomas Brasil” é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas completos de brasileiros. Esse banco permitirá compreender a relação entre genes e doenças na população, trazendo para o SUS melhorias como o acesso a diagnósticos mais precisos, a capacidade de prever e prevenir doenças e a personalização do tratamento com base na informação genética.

O projeto sequenciará genes de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a covid-19. A escolha das doenças levou em conta a quantidade de casos no país e o alto custo que geram ao SUS.

A primeira fase do “Genomas Brasil” é voltada ao fortalecimento de áreas de ciência e tecnologia no Brasil, apoiando financeiramente a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT