Pronunciamento de Lula, minério de ferro em queda e lucro do Magalu: As notícias mais quentes do dia

O PT e lideranças de centro-esquerda comemoraram ontem a retomada dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e avaliaram que o petista deve se consolidar como o principal candidato do campo progressista para 2022, com maior viabilidade eleitoral para construir uma frente ampla e disputar contra o presidente Jair Bolsonaro. Lula fará hoje um pronunciamento sobre a retomada de seus direitos políticos, depois da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente pelo ex-juiz Sergio Moro. O discurso é esperado com grande expectativa por dirigentes do partido, que veem o ato como o primeiro da pré-candidatura de Lula à eleição presidencial. O grande risco temido pelo mercado é o de polarização política, o que diminuiria o espaço de uma candidatura de centro e poderia levar o governo de Bolsonaro a uma guinada populista, enfraquecendo qualquer iniciativa de ajuste fiscal.

O lucro do Magazine Luiza cresceu 31% no quarto trimestre, para R$ 219,5 milhões, com o resultado beneficiado pelo aumento da receita e pela melhora na linha financeira. A receita líquida da varejista avançou 58% entre os trimestres, para R$ 10,06 bilhões, com a melhora nas vendas on-line e o aumento do faturamento com serviços. A margem bruta, indicador do impacto dos custos sobre as vendas, recuou 3,9 pontos percentuais, para 24,7%. Segundo a varejista, a variação foi reflexo, principalmente, da maior participação do comércio eletrônico tradicional nas vendas. A companhia faz sua teleconferência com analistas às 11h.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa, às 9h, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de janeiro. Em dezembro de 2020, o volume de serviços no Brasil ficou estável (-0,2%) frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, frente a dezembro de 2019, o setor recuou 3,3%. O acumulado no ano caiu 7,8% frente ao mesmo período de 2019. A taxa dos últimos 12 meses recuou 7,8% em dezembro de 2020.

O plenário da Câmara dos Deputados reúne-se às 10h para apreciar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 186/2019, a chamada PEC Emergencial. A expectativa é aprovar a admissibilidade do texto nesta terça e, no dia seguinte, a votação em plenário em dois turnos.

O conselho de ética da Câmara dos Deputados se reúne às 14h para votar o parecer sobre o grampo do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) feito com colegas de partido e para ouvir o relatório...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT