Avaliação estratégica na utilização dos serviços proporcionados pela plataforma logística para potenciais clientes/usuários

AutorPatrícia Costa Duarte
CargoDoutora em Engenharia de Produção na área de Serviços de Transporte e Logística pela UFRGS e professora das disciplinas Matemática I e Logística Empresarial na FSG. Patricia.duarte@fsg.br
1 Introdução

Com a busca pela vantagem competitiva surgem agrupamentos que assumem diversas formas, dependendo de sua profundidade e sofisticação, mas a maioria inclui empresas de produtos e serviços finais. Muitos in¬cluem associações comerciais e outras entidades associadas ao setor privado que apóiam seus participantes.

A importância de um agrupamento está em viabilizar ações que permitam enfrentar e criar alternativas para as empresas face à concorrência desenfreada que a globalização de mercado impôs aos diversos setores da economia. As alternativas implementadas dentro de um setor levam ao aumento da produtividade, pois possibilitam, por meio da integração das empresas, o alcance de matériaprima, mãodeobra, maquinário, informação, produtos e serviços mais qualitativos e até inovados.

A integração de uma cadeia produtiva passa a ser vista não só pela dependência entre as partes, mas pela visão sistêmica de que o todo é mais que a soma das partes, visto que, ao desenvolver ações em conjunto, os resultados obtidos superam o que individualmente seria inviável financeira, técnica e humanamente. Isso ocorre em razão da pulverização não só dos recursos financeiros, mas dos riscos e da ausência da necessidade de multiplicidade de esforços por parte das indústrias do setor. Essa visão contemplada pelo agrupamento traz a valorização da importância da simbiose e da sinergia entre as indústrias.

Potenciais clientes/usuários para a plataforma logística podem ser os setores produtivos locais, tais como coureirocalçadista, conserveiro, moveleiro e metalmecânico, entre outros, que podem ser vistos como um agrupamento de empresas que podem beneficiarse com a proximidade de organizações que prestam serviços, como transportadoras, armazenagem e outras, além de favorecerse com as facilidades de movimentação e comunicação. São essas possibilidades estratégicas que devem ser avaliadas por meio da utilização dos serviços de uma plataforma logística por um setor produtivo, observando a relação de custo/benefício que esse sistema pode proporcionar na movimentação completa.

Para isso, este artigo faz uma análise estratégica das possibilidades oferecidas pelo sistema de uma plataforma logística diante da atual movimentação de produtos na cadeia logística.

2 A estratégia logística

Para Slack e colaboradores (1996, p. 91), "[...] todas as macrooperações da organização são constituídas de uma hierarquia de microoperações, onde cada microoperação (unidade, departamento) pode precisar desenvolver seus próprios planos estratégicos", que orientarão a tomada de decisões no âmbito da macrooperação total. Dessa forma, a estratégia de produção de cada unidade contribui para os objetivos estratégicos do nível imediatamente superior e auxilia outras partes do negócio a fazer sua própria contribuição para a estratégia.

Uma boa estratégia logística começa com a clara compreensão dos objetivos da empresa (lucros, sobrevivência, participação no mercado, etc.); estabelecendo a visão (clientes, fornecedores, concorrentes ou a empresa em si) e avaliando as necessidades, forças, fraquezas e perspectivas desses componentes. Cada elo no sistema é planejado e balanceado com todos os outros em um processo integrado de planejamento logístico (BALLOU, 2001).

Para uma simplicidade de análise, segundo Dornier e colaboradores (2000), o sistema logístico pode ser dividido em logística de entrada (envolve fornecimento de materiais e componentes para fabricação de produtos) e logística de saída (diz respeito a como os produtos se movem até o cliente final). Esses segmentos não podem ser isolados, no entanto, dividindoos em sistemas de entrada e saída, podese caracterizar os tradeoffs diferentes e analisálos no contexto dos objetivos globais de desempenho da organização. Para facilitar essa análise de tradeoff, olhamos para o sistema de operações/logística em três dimensões: funcional, setorial e geográfica.

Por meio das conceituações anteriores será possível fazer uma projeção da estratégia para uma plataforma logística, definindo seus critérios competitivos, as estratégias de operações e logística, a missão da organização e as demais estratégias para buscar e manter a vantagem competitiva. O desafio para definir a estratégia para essa plataforma não é fácil: tratamse de elementos que dependem da estrutura, dos alicerces da organização, e mexem com a cultura e a economia ambiental da empresa.

3 Definição de uma plataforma logística

Para a organização logística, tornase importante a criação de plataformas logísticas, de acordo tanto com a compreensão de rede logística como sendo a representação físicoespacial dos pontos de origem e destino das mercadorias como com a definição dada por Boudouin (1996, p. 105), de que "[...] uma plataforma logística é o local de reunião de tudo o que diz respeito à eficiência logística". Acolhe zonas logísticas de empreendimentos e infraestruturas de transporte, importantes por sua dinamização na economia, melhorando a competitividade das empresas, criando empregos e viabilizando as atividades logísticas, pois há uma crescente necessidade de se organizarem as instalações para atender aos usuários e clientes (indus¬triais e distribuidores). A armazenagem e outras instalações utilizadas nas atividades de transportes marcam o espaço. Assim, tornase útil efetuar o agrupamento dos usuários/clientes.

É muito importante uma análise da situação geográfica da região onde será desenvolvida a plataforma logística, de como está inserida nas relações comerciais regionais, nacionais e internacionais. É preciso saber se a região oferece um meio social, ambiental e econômico favorável (bancos, sociedades comerciais e de negócios, atrações turísticas e culturais, hotéis, restaurantes, etc.) e também se apresenta interligações com grandes eixos de transportes necessários para a promoção da plataforma, tais como ligações terrestres (rodovias e ferrovias), acessos marítimos, fluviais e aéreos (DUARTE, 1999).

As plataformas logísticas são encontradas em vários países europeus e apresentam vários termos equivalentes:

(a) Plateformes Logistiques Publiques, na França;

(b) Distriport, na Holanda;

(c) Interporto, na Itália;

(d) Freight Village, na Inglaterra;

(e) Guterverkehrszentren - GVZ, na Alemanha;

(f) Centrales Integradas de Mercancias - CIM, na Espanha.

Segundo Duarte (1999, p. 3654),

[...] o modelo de desenvolvimento de uma plataforma...

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