Queiroga: Fiocruz assina acordo de transferência tecnológica de insumo no dia 1º

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta quarta-feira que o presidente Jair Bolsonaro participará da solenidade de assinatura do acordo de encomenda tecnológica entre o laboratório AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento oficial, segundo ele, está previsto para o dia 1º de junho e envolve a transferência tecnológica da produção do insumo farmacêutico ativo (IFA), que é a principal matéria-prima usada na fabricação da vacina contra a covid-19.

Durante audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, Queiroga ressaltou que há dificuldade em todo o mundo para conseguir as vacinas necessárias para imunizar a população. “Observem que mesmo a OMS [Organização Mundial de Saúde], que é uma referência para todos nós, não consegue entregar as doses do Covax com tempestividade contratualizada”, afirmou.

O ministro disse que o Brasil já contratou 600 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19. Ele lembrou que o governo fechou a compra de 44 milhões de doses do consórcio Covax Facility, quantidade suficiente para vacinar 10% da população. Segundo ele, o contrato é no valor de US$ 150 milhões.

Queiroga voltou a destacar nesta quarta-feira que o programa de testagem para covid-19 deve ser ampliado no país, o que considera como...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT