Reduzir compras de ativos pelo BCE agora seria prematuro, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que a instituição ainda não discutiu uma redução dos seus programas de compras de ativos, pois isso "teria sido prematuro". Falando em entrevista coletiva após a divulgação do comunicado de política monetária do BCE, ela afirmou que as dificuldades de financiamento permanecem, apesar da estabilização dos juros de mercado.

"Os dados econômicos, as pesquisas e os indicadores de alta frequência sugerem que a atividade econômica pode ter sofrido mais uma contração no primeiro trimestre deste ano, mas indicam uma retomada do crescimento no segundo trimestre", disse Lagarde, justificando os comentários de que não seria apropriado discutir uma redução das compras de ativos neste momento.

Mais cedo, o BCE anunciou a manutenção da sua taxa de juros de referência, a taxa de refinanciamento, em zero. Também permanecem estáveis a taxa de depósitos, em -0,5% ao ano, e a de empréstimos, em 0,25% ao ano. A autoridade monetária também reiterou que manterá as compras de ativos pelo Programa de Compras Emergencial para a Pandemia (PEPP) em um ritmo mais forte, como anunciado na reunião anterior, em março.

A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT