Reino Unido muda estratégia de segurança energética e planeja construir 8 reatores nucleares

O Reino Unido planeja construir oito novos reatores nucleares e expandir a produção de energia eólica, como forma de reduzir a dependência de petróleo e gás natural da Rússia e de outros países após a invasão da Ucrânia.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apresentou nesta quinta-feira (7) uma nova estratégia de segurança energética para o país, que também prevê mais investimento em projetos de energia solar e de hidrogênio.

Johnson disse que um dos objetivos é quase triplicar a capacidade de geração de energia a partir de usinas nucleares no Reino Unido, chegando a 24 gigawatts até 2050, ante os atuais 6,9 gigawatts.

O documento apresentado hoje diz que, com a implementação do plano, 95% da eletricidade gerada no Reino Unido virá de fontes com baixa emissão de carbono até 2030.

"Estamos estabelecendo um plano ousado para ampliar e acelerar a produção de energia acessível, limpa e segura no Reino Unido", disse ele. "Isso reduzirá nossa dependência de fontes de energia expostas a preços internacionais voláteis que não podemos controlar."

O aguardado plano foi lançado após os preços do petróleo e do gás natural terem disparado devido à invasão da Ucrânia, com preocupações de que a Rússia possa cortar...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT