O marketing de relacionamento como estratégia de sobrevivência e competitividade das instituições de ensino superior

AutorEliane Martins Susin; Junior Antonio Susin
Páginas49-59

Page 50

1. Introdução

Devido ao surgimento12, nos últimos anos, de um expressivo número de instituições de ensino superior, estas estão tendo que se diferenciar no mercado para se tornarem mais competitivas e conseguirem sobreviver à concorrência.

Na cidade de Caxias do Sul, até no ano de 1999, existia apenas uma IES e hoje, em 2007, poucos anos depois, existem aproximadamente dez. Isso fez com que a oferta de serviços aumentasse consideravelmente, diminuindo muito a demanda reprimida por vagas existente até então.

O gráfico abaixo mostra o crescimento do número de instituições de ensino superior nos últimos anos no Brasil.

Número de IES Privadas no Brasil

[VEA EL GRÁFICO EN EL PDF ADJUNTO]

Fonte: Hoper Marketing Educacional

Sendo assim, as instituições tiveram que investir muito em mídia, principalmente em épocas de vestibular, aumentando consideravelmente o valor investido na captação de novos alunos.

A escolha do tema marketing de relacionamento surge da necessidade de as instituições conquistarem novos clientes, manterem os atuais e fidelizarem os egressos. O marketing de relacionamento permite observar e concluir que a satisfação do cliente não se resume apenas à matrícula em um curso superior, mas sim, sua avaliação contínua enquanto aluno da instituição, analisando sempre o atendimento de todos os serviços oferecidos pela mesma. Ou seja, a relação entre uma faculdade e seu aluno é para sempre, se isso não ocorre, ele acaba procurando outra ou se desmotivando e conseqüentemente interrompendo seus estudos.

Partindo desta observação, o conceito de fidelização deve ser incorporado ao marketing educacional, investindo na manutenção do clientePage 51 (aluno) já conquistado, embora isso seja óbvio, a maioria das IES não tem se preocupado com a retenção de seus clientes e sim com a conquista de novos, onerando muito o custo da captação por aluno em épocas de vestibulares.

Para o estudo que segue, formulou-se então a seguinte questãoproblema: Por que as instituições de ensino superior precisam de marketing de relacionamento?

Através da revisão bibliográfica e pesquisas já realizadas, serão feitos levantamentos do ponto de vista exclusivamente dos clientes, o resultado será um suporte para instrumentalizar um plano de ação que contemple um processo de organização e aprendizagem, que permita antecipar e aferir distorções e inadequações da prática de relacionamento com os clientes. Justifica-se também a proposta, pela oportunidade de se aplicar na prática a teoria vinda dos autores.

O artigo está estruturado da seguinte forma: Marketing Educacional, Marketing de Serviços, Excelência no Atendimento, Marketing de Relacionamento, Fidelização de Clientes, CRM (Customer Relationship Management) e Estratégias de Valor.

2. Marketing educacional

Marketing educacional ainda é um conceito não muito bem visto por diretores e professores, que acreditam que é para empresas comerciais e que as instituições de ensino devem estar acima, e dizem ainda que os valores e técnicas educacionais estão trabalhando de forma oposta às empresas e que estes dois contextos não devem estar muito próximos. Dizem também que a proposta da educação é oferecer conhecimento e o propósito do marketing nas empresas é ganhar dinheiro.

O marketing deve ser adaptado para as IES, também é preciso que haja conscientização e mudança de cultura por parte da direção, pois é ela que decide as diretrizes que devem ser disseminadas entre os funcionários e o público externo. As instituições educacionais, para sobreviverem e serem bem-sucedidas, devem conhecer muito bem os seus mercados e ainda atrair recursos suficientes, convertendo estes recursos em programas, serviços e idéias apropriadas e disseminá-las eficazmente ao seu grande público consumidor. Assim é que se aplica o marketing na educação (Kotler & Fox, 1994).

O marketing educacional deve estimular a demanda de serviços de educação como forma de disseminar o conhecimento e habilidade nos alunos, gerando competência profissional em diversas carreiras. Ele envolve o uso de equipamentos e métodos que estimulem os alunos a se sentirem felizes e seguros (Cobra, 2000).

Marketing não é apenas vendas e promoção, vai muito além de aumentarPage 52 as rematrículas e o número de alunos, ele precisa ser visto como uma forma de fidelizar os clientes e atraí-los, fazendo com que eles se sintam satisfeitos e felizes.

Para que sejam oferecidos serviços educacionais de excelência, é importante que haja um processo de investigação das necessidades, para que se consiga tornar o aluno satisfeito. Sendo assim, se não for possível atingir a qualidade esperada nos serviços educacionais, seria interessante buscar parcerias, atingindo assim um alto nível de satisfação que não se pode oferecer de forma isolada (Manes, 1997).

É importante lembrar que ao se falar de marketing educacional não se deve esquecer a importância do planejamento pedagógico, corpo docente comprometido, instalações adequadas, bibliografia atualizada e que atenda às necessidades das áreas afins e, acima de tudo, é importante lembrar que antes de ser um cliente, o aluno é um educando em processo de desenvolvimento.

O marketing educacional é antes de tudo uma estratégia importantíssima para sobrevivência de uma IES, a qual precisa ter compromisso com a sociedade e apresentar na prática o que é discutido na teoria.

Segundo Kotler & Fox (1994), são importantes e vale lembrar as quatro contribuições do Marketing, que são:

  1. Grande sucesso no entendimento da missão da instituição. O marketing vai servir de ferramenta para a escola descobrir como lidar com a sua missão e metas estabelecidas. A missão determinada pela escola pode ser um forte atrativo para os clientes, mas, se ela não é bem definida, o marketing servirá para descobrir caminhos, criar programas atuais e atraentes que tragam respostas para a mesma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT