Relatório final após testes de segurança sugere mais publicidade aos boletins de urna eletrônica

O relatório final sobre o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas foi entregue nessa segunda-feira (30) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. Entre as medidas sugeridas, está dar maior publicidade à divulgação do boletim de urna e promover eventos como “hackathon” para explorar eventuais fragilidades do sistema.

O TSE destacou, em nota, que nenhum investigador que participou da edição do teste para o pleito deste ano conseguiu violar o sistema de eletrônico de votação, a ponto de comprometer o sigilo do voto ou a alterar o resultado da votação.

Um dos pontos do documento diz que o TSE deve avaliar a possibilidade de abrir um canal de distribuição dos boletins de urna com os partidos e entidades, facilitando a totalização de votos por terceiros. Eles também sugerem que seja mantida a criptografia desses arquivos.

Segundo o texto, “não se vê aumento de risco ao processo eleitoral com essa abertura, já que são itens públicos disponíveis de forma impressa nas seções eleitorais após sua apuração”. “É necessário dar ampla divulgação ao público em geral de que ele é um item aberto para que todos os cidadãos possam acompanhar o processo eleitoral”, diz o documento.

Outra sugestão é que a Justiça Eleitoral promova eventos como os “hackatons”, inclusive estabelecendo algum tipo de premiação. Na ocasião, hackers, programadores e outros profissionais da área da inteligência de informação se reuniriam em “busca de novas abordagens aos problemas e desafios existentes no processo eleitoral, tais como modelos de detecção de anomalias, disponibilização...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT