Renovação dos regimes de importação deve ser prioridade da reunião do Mercosul, diz CNI

A renovação dos regimes de importação de máquinas e equipamentos (ex-tarifário) e da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC) deve ser a prioridade da próxima reunião de cúpula do Mercosul, neste mês, defende a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A vigência dos regimes termina no final deste ano.

Em posicionamento divulgado nesta segunda-feira (13) à tarde, a CNI afirma que “os regimes são cruciais para o planejamento de investimentos pelas empresas, para compra de alguns insumos do exterior e para adaptação competitiva de setores”. Diz ainda que a reunião é uma "oportunidade para avançar em uma agenda pragmática e focada no tema econômico e comercial".

Leia mais:

Atualmente, observa a entidade, 100 produtos fazem parte da lista de exceções à TEC. Já o ex-tarifário, por meio do qual há redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital (BK) e de informática e de telecomunicações (BIT) quando não há produção nacional equivalente, contempla 16.300 itens em máquinas e 1.800 em bens de informática e tecnologia da informação.

A CNI afirma que a última cúpula sob a presidência brasileira também deve priorizar a “estabilidade e a busca de consensos no bloco para evitar as turbulências que hoje têm...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT