Repasses de preços de petróleo e minério ficam mais claros na indústria, aponta IBGE

Os repasses da alta dos preços de petróleo e do minério de ferro ficaram mais claros na indústria em fevereiro, com impacto em derivados como refino de petróleo e metalurgia. A avaliação é do técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Felipe Câmara, que trabalha no Indice de Preços ao Produtor (IPP), a chamada inflação de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes. O índice subiu 5,22% em fevereiro, frente ao mês anterior, atingindo novo recorde da série histórica, iniciada em janeiro de 2014.

“Temos observado o aumento dos preços internacionais de óleo bruto e de minério, junto com a apreciação do dólar. São dois movimentos acontecendo ao mesmo tempo na indústria, que com o passar do tempo está reverberando ao longo da cadeia. Agora, quando a alta em refino e metalurgia, esses repasses da indústria extrativa ficam mais claros”, afirma Câmara.

Os preços internacionais de óleo bruto de petróleo e de minério de ferro vêm avançando, o que se reflete na indústria extrativa, que teve alta de 27,91% em fevereiro e respondeu por cerca de um terço da variação de 5,22% do IPP no mês. Para se ter uma ideia, o preço do barril de óleo do tipo Brent avançou quase 30% (27,66%) nos dois primeiros meses do ano, para US$ 66,13. Somado a esse movimento, o dólar também apresenta valorização, que foi de 1,1% em fevereiro, mas chega a 24,8% nos últimos 12 meses.

Dentro do IPP, os preços de refino de petróleo e produtos de álcool tiveram alta de 12,12% em fevereiro, acelerando o ritmo frente à alta de 5,28% de janeiro. O segmento foi a segunda maior influência para o IPP em fevereiro – atrás apenas da indústria extrativa – e respondeu por 1,04 ponto percentual da variação de 5,22%. A terceira maior influência foi de outros produtos químicos, com elevação de 9,69% em fevereiro (ante 4,87% em janeiro), com impacto de 0,79 ponto...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT