Revisitando a reconceituação do Serviço Social na América Latina e em outros continentes pelo avesso da história/Revisiting the reconceptualization of social work in Latin America and other continents through the inside out of history.

AutorFurtado, Dayana Barbosa

Iniciamos a contemplação desta obra com a elocução trazida pelas organizadoras e autoras: o objeto de investigação é inseparável da história que o produz. Portanto, a investigação disposta pelos pesquisadores envolvidos trata principalmente de pensar novamente (e em constante movimento) os fundamentos teórico--metodológicos do Serviço Social; acrescendo a necessidade do debate dentro da categoria ao fato do avanço do conservadorismo dentro da profissão e na reafirmação deste movimento na atual conjuntura histórica, social e política de toda América Latina.

A monopolização do capital e sua dependência estreita faz, consequentemente, que as crises desencadeadas nas nações de primeiro mundo, desemboquem suas graves consequências em âmbito global. Desta condição de subordinação ao monopólio do capital, temos como sequela principalmente nas organizações da sociedade e Estado, a "intolerância política e religiosa, os xenofobismos, os deslocamentos forçados de massas de população em busca de um lugar para sobreviver e a resistência aos imigrantes e aos refugiados políticos (p.26)".

Se tratando da maioria dos países sul-americanos, a política neoliberal, desde o início do nosso século, já traz configurações precárias no campo dos direitos sociais, alegando a necessidade de supressão dos gastos públicos advindos do fundo público na busca pela diminuição da dívida interna e externa (entre outras justificativas).

O empenho pela compreensão do real processo histórico, que vem acarretando mudanças no campo político nas últimas décadas na América Latina e, consequentemente, às categorias profissionais alinhadas às lutas sociais e aos movimentos sociais, que será trabalhado nesta obra; traz o Movimento de Reconceituação do Serviço Social (1965-1975) à tona, considerando sua intrínseca relevância para as mudanças teóricas--metodológicas e a apreensão crítica da realidade na qual se fundamenta o universo intelectual da profissão.

A centralidade da história para análise crítica que as organizadoras Iamamoto e Santos (2021) privilegiam e enfatizam, foca-se na necessidade de examinar as particularidades histórico--sociais, bem como a forma como o Serviço Social se organizou nessas nações latino-americanas, de modo que sejam percebidas por aqueles que reconhecem estes condicionamentos. Será necessário, para tanto, contar a "história pelo avesso".

A historicidade dentro da pesquisa é evidenciada pelo carecimento da crítica ao modo como o movimento de Reconceituação é condicionado a um processo que cumpriu com seu aspecto revolucionário na categoria, ao invés de pensar que se trata de um movimento...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT