Roteiro para processo de desenvolvimento de produtos industriais

AutorJulio Cesar Ferro de Guimarães - Alessandra Webber Mosna
CargoProfessor da FSG - Pós-Graduação em Design de Produto, FSG
Páginas78-95
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ROTEIRO PARA PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
DE PRODUTOS INDUSTRIAIS
Julio Cesar Ferro de Guimarães13
Alessandra Webber Mosna14
Resumo: Este ar tigo visa apresentar um roteiro para Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), para
produtos industriais, buscando descrever, de forma simplificada, as etapas e fases do processo. O estudo
fundamenta-se em referenciais bib liográficos, constituindo uma pesquisa exploratória. O objetivo é elaborar um
método de PDP para a otimização na construção de projetos de novos produtos, que enfatizem as demandas dos
clientes, o alinhamento às diretr izes estratégicas, a viabilidade econômica e as garantias de produção. Esta
pesquisa resultou na descrição de um roteiro de PDP, apresentado de forma si mplificada e objetiva.
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Design. Marketing.
Abstract: This ar ticle aims to present a guide for the industrial Pr oducts Development Pr ocess (PDP), trying to
describe, in a simplified form, its steps and sta ges. T he study is based on bibliographic references, constituting
an exploratory research. The goal is developing a method of PDP for the optimization in the construction of new
products‟ projects, which emphasizes the customers‟ demands, alignment with t he strategic guidelines, economic
viability and production guarantees. This research resulted in the description of a P DP guide, presented in a
simplified and objective form.
Key words: Products development. Design. Marketing.
1 INTRODUÇÃO
O atual cenário de globalização dos mercados ampliou a importância do
processo de desenvolvimento de novos produtos, pois com a franca concorrência, as empresas
buscam reduzir os custos e o tempo com o desenvolvimento de produtos e/ou serviços. O
Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) ocorre de forma contínua, no qual as áreas
de Design e de Engenharia buscam formas de otimizar a utilização dos recursos,
preocupando-se em atender as demandas dos clientes. Desta forma, estas áreas encontraram
no Marketing, os meios para levantar as características dos produtos e/ou serviços,
demandadas pelos clientes, o que se denomina qualidade demandada.
Para identificar a qualidade demandada, utilizam-se fontes como pesquisas de
mercado e aplicadas ao consumidor, a qual deverá ser traduzida em características do produto
e/ou serviço. Esta tradução é papel dos designers e engenheiros, entretanto, para realizar este
processo, é necessário sistematizar e gerir cada etapa, planejando e garantindo sua execução.
Por isso, este artigo propõe a apresentação de um roteiro de PDP a partir do levantamento
bibliográfico de diferentes autores, descrevendo um mapa de processo de desenvolvimento de
novos produtos industriais, considerando as grandes áreas de Marketing, Design e
Engenharia.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica está divida em aspectos históricos do PDP e a
metodologia de desenvolvimento de novos produtos, considerando as áreas de Marketing,
Engenharias e Design.
13 Professor da FSG. Mestre em Engenharia da P rodução PPGEP/UFRGS. Pós-Graduado em Design de
Produto FSG. Bacharel em Administração UCS. Julio.guimaraes@fsg.br
14 Pós-Graduação em Design de Produto FSG. Arquiteta e Urbanista Unisinos. ale mosna@terra.com.br
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2.1 Aspectos da evolução histórica do desenvolvimento de produtos
Segundo Condotta (2004), o Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP)
sofreu alterações e adições ao longo da história. Cunha (apud CONDOTTA, 2004) relata a
evolução dos métodos e das técnicas do desenvolvimento de produto (Figura 1), do final do
século XIX até o final do século XX. A figura 1 apresenta as várias fases do PDP, partindo do
estudo dos primeiros sistemas técnicos até a gestão do portfólio de produtos, quando o foco na
inovação de produto passa a ser incorporado ao planejamento estratégico das empresas.
Figura 01: Evolução histórica de métodos e técnicas para a gestão do desenvolvimento do produto: linha do
tempo15
Fonte: Cunha (CONDOTTA, 2004)
O processo de desenvolvimento de produto sofreu profundas modificações a
partir da Segunda Guerra Mundial. A inovação tecnológica, nos anos 50, era considerada um
processo linear, isto é, a tradução da ciência em produtos manufaturáveis através de uma
seqüência de processos de manufaturas. O mercado era visto apenas como um mero receptor
dos resultados do PDP (POOLTON; BARCLAY apud ECHEVESTE, 2003).
Nos anos 60 o processo de PDP tinha, como suporte, a teoria de inovação
denominada Technology-push. Essa teoria foi severamente questionada, pois estudos de casos
de inovação mostraram que o mercado estimulava a necessidade de melhorias de produtos.
Nesta linha, a inovação é o resultado das necessidades do consumidor. Essa premissa é
denominada market-pull ( POOLTON; BARCLAY apud ECHEVESTE, 2003).
A maioria das inovações bem sucedidas surge em resposta ao reconhecimento
de uma necessidade de classificação (need-pull), ao contrário do reconhecimento de uma nova
tecnologia (technology-push) que acontece mais freqüentemente no caso de uma inovação
radical. Inovadores bem sucedidos determinam a existência da necessidade antes de
prosseguir com um projeto (ROTHWELL apud ECHEVESTE, 2003).
Echeveste (2003) destaca que o domínio das tecnologias chaves eram detidos
por poucas empresas, existiam menos competidores no mercado e mais tempo para realizar o
desenvolvimento de produto. Entretanto, com o crescimento científico das capacidades de
engenharia, é mais difícil garantir competitividade baseada no desenvolvimento de uma única
15 Siglas da Figura 01: DFM (Design for manufacturin g); DFA (Design for Assembling); CAD (Computer aided
design); DIP (desenvolvimento I ntegrado de produto); RV (Revisão do p rojeto); PDM (Gestão de dados
relativos ao produto em desenvolvimento).

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