Rússia alerta para risco de guerra nuclear na Ucrânia devido à ajuda militar da Otan

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fez um alerta nesta terça-feira (26) de que há um “sério risco” de que o conflito na Ucrânia se transforme em uma guerra mundial, com uso de armas nucleares, devido à ajuda militar do Ocidente aos ucranianos.

“O perigo [de uma guerra nuclear] é sério. Ele não pode ser subestimado”, afirmou Lavrov em uma entrevista a uma emissora estatal russa, acrescentando que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estaria travando uma “guerra por procuração” contra a Rússia ao armar a Ucrânia.

Leia mais:

Lavrov citou a crise de mísseis de Cuba de 1962, quando a União Soviética e os Estados Unidos estiveram perto de iniciar uma guerra nuclear. Segundo ele, naquela época, Moscou e Washington haviam entendido as regras de conduta entre as superpotências durante um período de conflito, algo que teria sido esquecido atualmente.

Embora tenha feito novas ameaças ao Ocidente, Lavrov afirmou que a Rússia pretende continuar negociando com a Ucrânia para chegar a um acordo de paz. O chanceler também afirmou que seria útil a presença dos EUA nas conversas, mas que o Kremlin não observou um interesse americano em se envolver no diálogo.

As declarações de Lavrov ocorrem após o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ter afirmado durante uma visita a Kiev que a Casa Branca quer ver a Rússia “enfraquecida” a tal ponto que não seja mais capaz de realizar ações como a invasão da Ucrânia. Durante a viagem, ele anunciou mais ajuda militar ao Exército ucraniano, que tenta impedir uma ofensiva do Kremlin contra a região de Donbass.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT