Rússia, EUA e Otan terão reunião sobre Ucrânia no início de 2022

Negociadores da Rússia e dos Estados Unidos se reunirão no início do próximo ano para discutir as tensões envolvendo a Ucrânia e as exigências do Kremlin para impedir a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que também disse que o Kremlin terá encontros separados com a Otan para discutir o assunto.

Na semana passada, a Rússia apresentou um plano de segurança exigindo que a Otan rejeitasse uma possível adesão da Ucrânia e de outros países da antiga União Soviética. Os EUA e seus aliados se recusaram as demandas, mas se disseram abertos a negociação.

O Kremlin apresentou as exigências e pede garantias da Otan em meio às crescentes tensões sobre o aumento das tropas russas perto da Ucrânia, o que fez os EUA e outros países alertarem para a possibilidade de invasão.

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou ao seu colega russo, Vladimir Putin, que o Kremlin enfrentaria “graves consequências” se atacasse a Ucrânia, um plano que a Rússia nega.

Na terça-feira, porém, Putin sinalizou que poderia responder militarmente se a Otan continuar se expandindo em direção às fronteiras do país. A instalação de equipamentos militares na Ucrânia é uma “linha vermelha” que a Rússia não pode tolerar.

“Não...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT