Rússia exige que Otan fique fora de países da antiga União Soviética

A Rússia exigiu nesta sexta-feira que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) negue o pedido de adesão da Ucrânia e se mantenha distante de outros países que integraram a antiga União Soviética, uma demanda já rejeitada pelos Estados Unidos e seus aliados.

As exigências estão em um pacto de segurança proposto pela Rússia aos EUA e seus aliados no início desta semana. Moscou também quer a Otan retire equipamentos militares no Leste Europeu e o fim de exercícios militares da aliança militar perto de seu território.

Espera-se que as exigências da Rússia sejam rejeitadas pelos EUA e demais aliados da Otan, que afirmaram nas últimas semanas que apenas a aliança pode decidir quem serão seus novos integrantes.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou recentemente que qualquer conversa de segurança com a Rússia precisaria levar em consideração as preocupações da aliança militar e envolver a Ucrânia.

A publicação da proposta de pacto ocorre em meio às crescentes tensões entre o Ocidente e a Rússia devido ao aumento de tropas russas perto da Ucrânia, o que gerou temores de que o Kremlin possa estar planejando uma invasão do país vizinho.

A Rússia nega que planeje atacar a Ucrânia, mas exigiu dos EUA e de outros países um conjunto de garantias legais que impedem a adesão da Ucrânia e de outros vizinhos na Otan, uma demanda negada pela aliança.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que as relações...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT