Rússia quer que Otan retire tropas da Bulgária e Romênia

A Rússia quer que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) retire todas as tropas da Bulgária, Romênia e outros países da Europa Oriental que fizeram parte da União Soviética e aderiram à aliança militar depois de 1997.

A exigência foi feita antes de uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Genebra, para discutir uma crise de segurança na região, em meio aos alertas do Ocidente de que o Kremlin pode invadir a Ucrânia.

Em uma sessão de perguntas e respostas postada no site do ministério, Lavrov afirmou que as exigências da Rússia incluem “retirar forças estrangeiras, equipamentos e armamentos, além de tomar outras medidas para retornar à condição de 1997”, quando a Otan começou a aceitar a adesão de países que fizeram parte do antigo Pacto de Varsóvia.

“Isso inclui a Bulgária e a Romênia”, disse Lavrov, acrescentando que a exigência era central nas negociações e “deliberadamente redigida da forma mais clara possível para não permitir duplas interpretações”.

Antes do encontro com Blinken, o chanceler russo disse que o Kremlin gostaria de um envolvimento maior dos EUA nas negociações de paz na região do Donbass, onde mais de 14 mil pessoas morreram em um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT