Secretário de Política Econômica afirma que guerra influenciou na revisão do PIB para baixo

A guerra da Rússia contra a Ucrânia influenciou a revisão para baixo da projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1% para 1,5%, disse nesta quinta-feira (17) o secretário de Política Econômica, Pedro Calhmann, durante apresentação dos novos parâmetros macroeconômicos do Ministério da Economia.

Fatores técnicos e estatísticos também pesaram, informou. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revisou a série histórica de dezembro de 2021, como é costumeiro. Além disso, o crescimento da atividade em 2021 foi um pouco abaixo do projetado. Isso diminuiu carrego estatístico para 2022, comentou.

Leia mais:

“A expectativa de crescimento global tem caído, embora esteja elevada, e condições financeiras estão restritivas”, afirmou. “Ambos os fatores foram agravados pela guerra na Ucrânia.”

As projeções de crescimento das principais economias estão em queda desde o quarto trimestre de 2021, lembrou o secretário. “Algumas economias já mostram impacto da guerra em suas projeções”, disse.

Calhmann ressaltou a recuperação “muito forte do mercado de trabalho”, com a população ocupada já em níveis anteriores à pandemia.

Outro fator que impulsionará o crescimento em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT