Seguradoras japonesas criam coberturas para empresas de exploração lunar

Duas grandes seguradoras japonesas estão desenvolvendo políticas para exploração lunar comercial, oferecendo uma rede de segurança para incentivar empresas do setor privado a entrar em um campo arriscado e caro, mas potencialmente lucrativo.

A Mitsui Sumitomo Insurance oferecerá apólices para pousos lunares, compensando os desenvolvedores se uma nave não pousar. As empresas provavelmente pagarão cerca de 1 bilhão de ienes (US$ 8 milhões) para a cobertura de um lançamento de 10 bilhões de ienes – o custo potencial de uma missão fracassada, incluindo despesas de lançamento.

A nova oferta da Tokio Marine & Nichido Fire Insurance se concentrará em cobrir os “rovers”, veículos que correm o risco de serem danificados em voo ou entupidos por poeira lunar fina. O veículo enviará fotos da lua de volta à Terra para provar que está funcionando corretamente e será considerado quebrado se nenhuma foto chegar, desencadeando um pagamento.

As seguradoras japonesas já cobrem outras áreas da indústria espacial, como satélites, mas políticas para exploração lunar continuam raras. Aideia é fornecer uma nova fonte de receita à medida que a população cada vez menor do país reduz a demanda por pilares da indústria, como seguros de automóveis e incêndio.

Ambas as empresas têm clientes alinhados. A Mitsui Sumitomo fornecerá seu seguro de pouso para a startup japonesa Ispace, que planeja enviar uma nave à lua este ano. A Tokio Marine vai segurar o compatriota Dymon, cujo “rover” está programado para ser enviado à Lua através de um módulo de pouso dos Estados Unidos já este ano.

À medida que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT