Senadores democratas dos EUA propõem imposto de 2% sobre recompra de ações

Líderes do Partido Democrata no Senado propuseram a criação de um imposto de 2% sobre a recompra de ações pelas maiores empresas dos Estados Unidos, como parte das discussões sobre como financiar o plano de US$ 3,5 trilhões proposto pelo presidente Joe Biden.

A nova proposta aumenta a lista de impostos sobre grandes empresas e sobre a parcela dos americanos mais ricos que está sendo analisada pelo Congresso para custear a ambiciosa agenda econômica de Biden, que quer ampliar os gastos com segurança social, educação e implementar medidas para combater a mudança climática.

O imposto sobre a recompra de ações foi revelado hoje pelos senadores Sherrod Brown e Ron Wyden, que lideram os comitês bancário e de finanças do Senado, respectivamente. Os dois órgãos supervisionam o setor financeiro e a política tributária dos EUA no Congresso.

Segundo o projeto, empresas de capital aberto pagariam um imposto de 2% sobre o valor de suas ações recompradas durante o ano fiscal. Subsidiárias americanas de empresas estrangeiras também teriam que pagar a taxa.

Na semana passada, a imprensa americana revelou várias medidas que estão sendo estudadas pelos democratas para financiar os planos de Biden. O partido se comprometeu a não aumentar os impostos sobre aqueles que recebem menos de US$ 400 mil por mês e tenta taxar os mais ricos e as empresas para ampliar os gastos do governo.

A magnitude do plano de Biden e como pagá-lo são os pontos mais difíceis nas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT