Sensibilidade da inflação às variações do juro básico aumentou, diz BC

Análise sobre a potência da política monetária foi apresentada no Relatório de Inflação da autoridade monetária A potência da política monetária mostra tendência de aumento com maior participação das operações com recursos livres no crédito total e mudança na taxa de juros utilizada nas concessões do BNDES, avalia o Banco Central em estudo sobre o tema que faz parte do Relatório Trimestral de Inflação divulgado hoje.

De acordo com a autoridade, um dos principais canais de transmissão de política monetária, o crédito bancário permaneceu menos sensível durante o período de uso da taxa de juros de longo prazo (TJLP), utilizada como referência nos empréstimos do banco de fomento.

O BC explica que a TJLP, determinada conforme políticas de governo, quase não respondia aos movimentos da taxa de juros de política monetária, a Selic.

"Dessa forma, o canal de transmissão da política monetária por meio do seu efeito no custo do crédito estava parcialmente inoperante", aponta a autoridade.

O estudo do BC mostra que até 2015, o crédito com recursos direcionados, que tem baixa sensibilidade à taxa de juros de mercado, cresceu de modo acentuado. A modalidade passou de 16,9% do PIB em dezembro de 2010 para 26,5% do PIB no fim de 2015. No período, a participação no total de crédito bancário saltou de 38,4% para 49,2%.

Segundo o BC, o aumento do crédito direcionado "coincidiu com a política de fixação da TJLP em níveis praticamente estáveis".

O quadro começou a mudar há cinco anos. De dezembro de 2015 ao mesmo mês de 2019, o saldo de operações com recursos direcionados caiu de R$ 1,588 trilhão para R$ 1,464 trilhão. A queda como proporção do PIB foi de 26,5% para 20,2%. Já a participação relativa no total de crédito passou de 49,2% para 42,1%.

Conforme o estudo, a mudança reflete "principalmente a forte retração do volume de operações realizadas pelo BNDES, resultando em uma diminuição de 36,4% no saldo de suas operações de crédito".

Ao mesmo tempo, considera o BC, houve um aumento do crédito com recursos livres e maior papel desempenhado pelo mercado de capitais, em especial pela emissão de títulos. "O estoque de crédito ampliado [que inclui empréstimos, financiamento e captação pelo mercado de capitais doméstico e externo pelas empresas e governo] também apresentou trajetória de elevação no período recente, o que tende a dilatar o canal de transmissão da política monetária."

O período também foi marcado pela alteração na precificação dos financiamentos do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT