Sentença Nº 0801156-63.2021.8.10.0013 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, 8º Juizado Especial Cível E Das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís, 28-06-2022

Data de Julgamento28 Junho 2022
Classe processualProcedimento do Juizado Especial Cível
Ano2022
Número do processo0801156-63.2021.8.10.0013
Órgão8º Juizado Especial Cível E Das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís
Tipo de documentoSentença


PROCESSO:0801156-63.2021.8.10.0013

POLO ATIVO: MARINA OLIVEIRA VIEIRA

ADVOGADO: Advogado/Autoridade do(a) AUTOR: LAIS MESQUITA DE MACEDO - MA23017

POLO PASSIVO: APPLE COMPUTER BRASIL LTDA

ADVOGADO: Advogado/Autoridade do(a) REU: FABIO RIVELLI - MA13871-A

SENTENÇA

Afirma a autoraMARINA OLIVEIRA VIEIRAque, em 28.08.2021, efetuou a compra do produto “EarPods com conector Lightning”, no valor de R$ 219,00 (duzentos e dezenove reais). Disse que recebeu comunicado, pelo email, atestando a entrega, no entanto, o produto não foi entregue. Por tal motivo, pleiteia indenização por danos materiais e morais.

Em sua defesa, a empresaAPPLE COMPUTER BRASIL LTDArefutou o pleito autoral, afirmando que, houve a entrega do produto no endereço fornecido pela autora, não detendo responsabilidade, considerando que cumpriu com suas obrigações contratuais.

Requereu a improcedência da ação.

Relatório sucinto em que pese sua dispensa, nos termos do art. 38 da Lei 9.099/95.

DECIDO.

De início, decreto a inversão do ônus da prova, nos termos do art. 6, VIII, do CDC, diante da hipossuficiência da parte reclamante.

Verifico que foram juntados, a fim de corroborar as alegações, contrato firmado pelas partes, atestando a compra, bem como a forma de pagamento.

Da mesma forma, depreendo que a parte requerida não logrou êxito em comprovar a ausência da responsabilidade civil sobre os fatos mencionados pela autora, pois apenas afirmou que houve a entrega, sem juntar nenhum documento que corrobore tal alegação, com a assinatura de quem o tenha recebido.

A situação restou, ainda, mais agravada, com a ausência do reembolso da quantia despendida com a compra frustrada.

A alegação de que houve a entrega, sem documento que comprove o ato, não é hábil a desconstituir as alegações autorais.

Em que a defesa da empresa, vejo que a mesma carece de fundamento ao passo que se não houve a entrega do produto, a empresa deveria providenciar o reembolso da quantia junto à administradora do cartão de crédito do autor, utilizado para pagamento da compra.

Logo, diante da flagrante falha de serviço, disposta no art. 14 do CDC, em consequência, a empresa requerida deve ressarcir os danos materiais e morais suportados pelo reclamante, nos termos do art. 6º, inciso VI, do CDC.

Os danos materiais correspondem à quantia paga pelo bem, não entregue, qual seja, R$ 219,00 (duzentos e dezenove reais). Portanto, faz jus a reclamante ao ressarcimento de referida quantia.

Quantos aos danos morais, também entendo presentes, pois...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT