Sentença Nº 0818688-28.2017.8.10.0001 do TJMA. Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Juizado Especial Da Fazenda Pública, Estadual E Municipal do Termo Judiciário de São Luís, 22-01-2018

Data de Julgamento22 Janeiro 2018
Classe processualProcedimento Comum Cível
Ano2018
Número do processo0818688-28.2017.8.10.0001
ÓrgãoJuizado Especial Da Fazenda Pública, Estadual E Municipal do Termo Judiciário de São Luís
Tipo de documentoSentença


PROCESSO: 0818688-28.2017.8.10.0001

AUTOR(ES): JOAO LIMA DA SILVA NETO

ADVOGADO(S): Advogado(s) do reclamante: BRUNO AMADEU COUTO DA SILVA

RÉU(S): ESTADO DO MARANHAO - SECRETARIA DE ESTADO DA GESTAO E PREVIDENCIA e outros (3)

SENTENÇA

Trata-se de Ação Ordinária em que o autor alega que prestou o concurso para Agente Penitenciário do Estado do Maranhão (Edital 001/2016), sendo a primeira fase composta de prova objetiva e discursiva (redação) e que após aprovação na prova objetiva foram eliminados na prova discursiva, redação, sob a justificativa de fuga do tema proposto.

Afirma que o edital previa que “A Prova Discursiva consistirá em redação de texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões”, mas que referido tema é INEXISTENTE,e que não havia TEMA mas sim o TÍTULO - “O papel do agente prisional na ressocialização do preso” e o seguinte texto com transcrição literal:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROVA DISCURSIVA (REDAÇÃO)

Motivado pela leitura do texto seguinte, sem, contudo, copiá-lo ou parafraseá-lo, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO com, no mínimo, 20 e, no máximo, 25 linhas, em modalidade e limites solicitados, em norma padrão da língua portuguesa, atribuindo-lhe um título, sobre o tema:

Texto

O papel do agente prisional na ressocialização do preso

O controle social formal é orientado para a reabilitação do desviante, com uma intenção “correcional” e ressocializadora. Porém, as instituições de controle social informal funcionam regularmente: a família, a escola, os grupos sociais, as associações, os movimentos sociais, que definem normas de conduta, reproduzem valores e disseminam orientações para a ação social.

Por outro lado, o controle social está distribuído pelas instituições societárias: os controles sociais informais exercidos pelas famílias, vizinhanças e comunidades, junto com as disciplinas impostas pelas escolas, locais de trabalho e outras instituições criavam um cotidiano de normas e sanções que embasavam as demandas legais e garantiam suporte às intervenções do bem-estar penal (GARLAND, 2001, p. 44).

Disponível em: http://bibliotecadigital.ufmg.br/

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aduz que o TÍTULO (E NÃO TEMA) abordava o papel do agente prisional, porém o TEXTO fazia abordagem geral sobre o mesmo assunto, O QUE LEVOU O AUTOR A ESCOLHER O TEXTO E NÃO O TÍTULO, visto que antes do título existe a advertência “Motivado pela leitura do texto seguinte, sem, contudo, copiá-lo ou parafraseá-lo” razão pela qual a redação a ser desenvolvida seria sobre o TEXTO apresentado, não sendo este o entendimento da banca examinadora. Tal erro grave cometido pela executora do concurso, onde os 448 candidatos aprovados na prova objetiva, e 112 foram eliminados na prova subjetiva, onde a banca deliberadamente zerou a redação de 104 candidatos dentre a redação do autor, argumentando como motivo a fuga ao tema.

Em CONTESTAÇÃO O ESTADO alega que a parte legitima é a FUNCAB, à vinculação ao edital, quebra da isonomia, e a separação dos poderes . Refere-se à impossibilidade de revisão dos critérios da banca pelo Poder Judiciário .

BREVE RELATO, DECIDO:

Deixo de acolher a preliminar de ilegimidade do ESTADO tendo em vista que a FUNCAB,SEAP,e SEGEP foram apenas prestadoras de serviço ao réu que atrai sobre si o ônus da demanda.

Após criteriosa análise dos autos, especificamente em relação ao edital e a prova de redação do autor juntada aos autos é de fácil constatação que houve FUGA AO TEMA, não por parte do autor, mas sim dos redatores da questão de redação. Isto porque o tema de fato existiu e estava escrito assim :

“O papel do agente prisional na ressocialização do preso”

Entretanto, de acordo com a questão, os candidatos deveriam elaborar uma dissertação com TÍTULO LIVRE, sobre o seguinte TEXTO:

“O controle...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT