Serviços e comércio operam acima do pré-pandemia, enquanto indústria fica abaixo

Os três principais setores da economia mostravam, em março de 2022, uma situação bem diferente entre si em relação ao patamar que operavam antes da pandemia, em fevereiro de 2020, como indicam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacados nesta quinta-feira (12) pelo gerente da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), Rodrigo Lobo.

O melhor desempenho é o dos serviços, que operavam 7,2% do pré-pandemia. Em seguida, vem o varejo, em patamar 1,2% superior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). A indústria, no entanto, estava 2,1% abaixo de fevereiro de 2020, considerando os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).

Leia mais:

Na comparação com o melhor ponto das séries históricas das pesquisas, a situação de serviços e de comércio também são melhores: 4% abaixo de maio de 2014 e 3,5% abaixo de outubro de 2020, respectivamente. Enquanto isso, a indústria se encontra 18,5% abaixo de maio de 2011. “Quando faz comparações de conjuntura, das pesquisas de indústria, comércio e serviços, o comércio e os serviços estão operando muito próximos de seus pontos mais altos, enquanto a indústria está mais afastada”, diz o gerente do IBGE.

A dinâmica desses três setores, no entanto, não tem sido linear, como ressalta Lobo. O comércio foi o primeiro...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT