Servidor de carreira será novo diretor do Inpe

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, nomeou um novo diretor para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após mais de um ano com um militar no comando do órgão de forma interina.

O novo diretor do Inpe será o geofísico espacial Clézio Marcos de Nardin. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (2), no Diário Oficial da União.

Nardin ocupava até então o cargo de coordenador-geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do órgão. O engenheiro é formado pela Universidade Federal de Santa Maria e é doutor em Geofísica Espacial pelo próprio Inpe, título obtido em 2003. Ele está no órgão desde 1997.

Seguindo os ritos tradicionais, o novo diretor foi escolhido a partir de uma lista tríplice definida pelo comitê da pasta responsável pela seleção dos candidatos. A lista não foi divulgada. Nardin terá um mandato de quatro anos.

Em nota em seu site, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT) afirmou que o novo diretor é um cientista "qualificado".

"Clézio é um cientista qualificado, formado e treinado no próprio Inpe, onde se doutorou em Geofísica Espacial e atualmente é coordenador-geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do Inpe. E assim se credenciou, aos olhos do Comitê de Busca, para dirigir uma instituição tão complexa como o Inpe, que nos seus 59 anos de existência tem prestado bons serviços à sociedade e contribuído para o avanço da ciência", afirma o texto.

O novo diretor vai substituir o militar Darcton Policarpo Damião, que ocupava o cargo de diretor interino desde agosto do ano passado.

Damião assumiu o cargo após a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT