Símbolo de invasão ao Congresso dos EUA é condenado a 3 anos e 5 meses de prisão

O americano Jacob Chansley, que ficou famoso por participar da invasão do Congresso dos EUA em janeiro usando um chapéu de viking, foi condenado nesta quarta-feira a 41 meses de prisão pela Justiça.

“Obstruir o funcionamento do governo é o tipo de conduta que é tão grave que não posso justificar menos tempo que as diretrizes de condenação recomendam”, disse o juiz responsável pelo caso, Royce Lamberth, ao decidir a sentença de Chansley.

Os promotores pediram a pena máxima para Chansley após ele ter admitido ser culpado de obstruir um procedimento oficial — a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden pelo Congresso. Ele foi um dos primeiros a invadir a sede do Legislativo e, com um megafone, incentivou que outros apoiadores do ex-presidente Donald Trump fizessem o mesmo.

Antes da leitura da sentença, Chansley disse ao juiz que errou ao invadir o Capitólio e que aceita a punição por suas ações. Ele afirmou que não é um rebelde e que está preocupado com a maneira como foi retratado pela imprensa após o ataque ao Congresso.

Lamberth afirmou que o arrependimento de Chansley, detido desde janeiro, parecia ser...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT