Sistema de recolhimento de lixo em caxias do sul

AutorCarina Menegat Baratto - Jéssica Sozo Oliveira - Luiz Kalvin Mazzotti dos Santos - Tiago Trentin Lima - Odir Berlatto
CargoAcadêmicos do Curso de Administração da FSG - Professor de Metodologia da Pesquisa Científica nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis na FSG
Páginas42-63
SISTEMA DE RECOLHIMENTO DE LIXO EM CAXIAS DO SUL
1
Carina Menegat Baratto2
Jéssica Sozo Oliveira2
Luiz Kalvin Mazzotti dos Santos2
Tiago Trentin Lima2
Odir Berlatto3
RESUMO: A presente pesquisa de campo trata sobre um assunto que apresenta grande repercussão na cidade de
Caxias do Sul. O novo sistema de coleta mecanizada de lixo realizado p ela empresa pública Codeca implantado no
ano de 2008 será analisado com o objetivo de identificar as principais mudanças, tanto vantajosas quanto
desvantajosas, e avaliar a qualidade da prestação de serviços que o novo sistema de coleta proporcio na aos
moradores da cidade e aos colaboradores da empresa.
Palavras-chave: Mudanças. Qualidade. Prestação de serviços. Coleta mecanizada.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como temática o sistema de recolhimento de lixo da cidade de
Caxias do Sul. A pesquisa terá como foco a empresa pública Codeca que, recentemente, realizou
diversas mudanças em seus métodos de coleta de lixo, tornando-a mecanizada. Diversas
mudanças podem ser percebidas facilmente na vida dos moradores da cidade, no meio ambiente e
também na rotina de trabalho dos colaboradores da empresa, porém não se sabe se todas as
modificações ocorridas trazem facilidades para os mesmos. Portanto, pergunta-se: Quais
mudanças foram provocadas e identificadas na empresa Codeca e na vida dos moradores da
cidade de Caxias do Sul a partir da implantação do novo sistema de coleta de lixo?
O principal objetivo é analisar as mudanças provocadas pela implantação do
sistema mecanizado de coletas de lixo na empresa e na vida dos moradores de Caxias do Sul.
Para que o objetivo principal seja cumprido, há uma série de procedimentos que deverão ser
realizados como, por exemplo, comparar o sistema antigo de coleta com o atual; identificar as
vantagens e desvantagens que o novo sistema proporciona para a empresa e seus colaboradores;
verificar a percepção da população em relação à sistemática e relacionar os pontos fortes e fracos
obtidos com a opinião dos entrevistados e relatar qual é predominante.
A Codeca é considerada como exemplo nacional pelas suas técnicas de coleta
1 Pesquisa desenvolvida na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica ministrada pelo Professor Odir Berlatto.
2 Acadêmicos do Curso de Administração da FSG.
3 Professor de Metodologia da Pesquisa Científica nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis na FSG.
2
mecanizada e inovadora e também por sua constante preocupação em atender as necessidades de
grande parte da população da cidade. A empresa foi escolhida devido à sua eficiência na
prestação de serviços e pela facilidade de acesso à organização por diversos meios de
comunicação.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma instituição que presta serviços como a CODECA precisa estar sempre atenta
no sentido de saber se está satisfazendo as exigências das pessoas que utilizam seus serviços e se
está suprindo as necessidades no mercado de trabalho. O nível de satisfação apresenta relação
com a qualidade do relacionamento do funcionário e da organização com o público e as
necessidades do mercado correspondem às inovações e eficácia da empresa.
Moller (1992) afirma que qualidade na prestação de serviços se refere aos altos
níveis de qualidade pessoal que contribuem para os altos níveis de qualidade nos departamentos
que, por sua vez, criam serviços de qualidade superior. O sucesso de uma empresa só será
possível a partir de um bom nível de desempenho dos colaboradores, pois envolve, ainda segundo
o autor, a satisfação das exigências e expectativas técnicas e humanas do prestador de serviço.
A qualidade na prestação de serviços visa o alcance da satisfação do cliente por
meio de um processo de melhoria contínua dos serviços gerados pela empresa, onde a
participação de todos os envolvidos da empresa e a entrega total na hora de fornecer o material e
o serviço é essencial. Também a continuidade da prestação do serviço com qualidade é muito
importante, pois a maior dificuldade esta no comportamento do consumidor, onde suas
necessidades mudam constantemente e o esforço exigido no aperfeiçoamento da prestação do
serviço é muito grande e exige muita atenção e tempo, nisso se torna mais difícil a excelência do
trabalho (COMO..., 2007)
De acordo com os princípios da qualidade na administração pública adotados pelo
Programa da Qualidade no Serviço Público, os principais Termos de Referências a serem
aplicados e mantidos nas organizações são a satisfação do cliente, o envolvimento de todos os
colaboradores, a gestão participativa, a gerência de processos junto à valorização das pessoas,
constância de propósitos e melhoria contínua e gestão pró-ativa.
A participação direta do cidadão em Caxias do Sul em relação ao sistema de coleta
da cidade é muito importante e pode ser feita por meio de uma pesquisa de satisfação onde

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