Startups de varejo estão no radar do programa de aceleração do Google

Startups de varejo e comércio eletrônico se destacam entre os segmentos que o Google deseja acelerar com o programa Google for Startups. “É um setor superimportante, onde a gente vê um crescimento espetacular nos últimos meses, especialmente no pós-pandemia”, disse nesta quinta-feira André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina, em conferência com jornalistas.

A plataforma de comércio eletrônico Nuvemshop, que entrou para a lista de empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão na terça-feira, é uma das empresas aceleradas pelo programa que tornaram-se unicórnios (avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), ao lado de Creditas, Loft, Loggi, Nubank e QuintoAndar.

Desde a criação do Google for Startups, em 2016, a companhia apoiou 250 startups, que levantaram um total de R$ 35 bilhões em investimentos de fundos e outros agentes financeiros. “Naquela época, tínhamos 5 mil startups no Brasil e nenhum unicórnio”, disse Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, durante a conferência. “A gente já ultrapassou ecossistemas consolidados da Alemanha, Inglaterra e Israel”.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Startups, o país tem 20 unicórnios entre mais de 13 mil startups em 692 cidades no Brasil.

Embora o Brasil tenha batido um recorde de US$ 5,2 bilhões investidos em startups, entre janeiro e julho, segundo a plataforma de inovação aberta Distrito, para os executivos do Google, há muito espaço de crescimento. “É muito nítido que esse volume de capital vai aumentar”, diz Barrence citando o olhar crescente de fundos internacionais nas startups brasileiras como um dos motivos.

Atualmente, o executivo estima que o volume de venture capital investido no Brasil represente 3% do total investido globalmente e uma fatia 0,7% a...

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