STF autoriza ex-presidente do Peru a ter acesso a delações da Odebrecht

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que o ex-presidente do Peru Ollanta Humala e a sua mulher, Nadine Heredia, tenham acesso ao conteúdo das delações premiadas de executivos da empreiteira Odebrecht.

O placar foi de três votos a um, vencido o relator da Operação Lava-Jato, ministro Edson Fachin. Prevaleceu a divergência aberta pelo ministro Gilmar Mendes, que foi acompanhado por Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. O ministro Celso de Mello estava ausente da sessão.

Em seu acordo de colaboração, o empresário Marcelo Odebrecht disse ter repassado US$ 3 milhões à campanha que elegeu Humala, em 2011. O ex-chefe da empreiteira no Peru Jorge Barata afirmou aos investigadores, também em delação, que o dinheiro foi enviado a pedido do PT.

As informações levaram o Ministério Público do Peru a denunciar o Humala e Nadine por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, parte dos recursos abasteceu o caixa do Partido Nacionalista Peruano, mas uma fatia do dinheiro foi utilizada para aumentar o patrimônio do casal.

Em março de 2018, Fachin rejeitou o pedido, mas a defesa recorreu. Nesta terça-feira, ao levar o caso ao colegiado, o ministro manteve seus argumentos. Como o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT