STF suspende ação contra Lula sobre compra de caças suecos

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender a tramitação da ação penal que trata de supostos crimes cometidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela compra de 36 caças suecos do modelo Gripen.

Segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF), o petista teria participado das negociações irregulares para a compra das aeronaves. Ele era acusado de tráfico de influência, lavagem de capitais e organização criminosa.

Na decisão, o ministro aponta que o processo de aquisição dos caças foi iniciado ainda durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), teve seguimento durante a gestão de Lula e, "após minuciosos estudos de viabilidade técnica e econômica”, foi concluído pela então presidente Dilma Rousseff, em 2013.

Ele disse ainda que, passados anos da assinatura do contrato, “não existe nenhuma notícia de ter sido ele objeto de contestação por parte dos órgãos de fiscalização, a exemplo da Controladoria-Geral da União, do Ministério Público Federal ou do Tribunal de Contas da União”.

Lewandowski também citou conversas de integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato e que foram reveladas pelos hackers presos pela Operação Spoofing. Segundo o ministro, apesar de procuradores apontarem para a “inconsistência dos elementos de convicção” sobre eventuais irregularidades no processo de compra, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT